FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 16 de setembro de 2012

PALMEIRA IMPERIAL É RETIRADA NO PALÁCIO GUANABARA


Palmeira imperial é retirada de rua em Laranjeiras


Caminhão atingiu a árvore na madrugada deste domingo, em frente ao Palácio Guanabara

Publicado:

Bombeiros interditam Pinheiro Machado para retirada de palmeira imperial que ameça tombar Foto: Domingos Peixoto / O Globo
Bombeiros interditam Pinheiro Machado para retirada de palmeira imperial que ameça tombar Domingos Peixoto / O Globo
RIO - Uma palmeira imperial, que ficava em frente ao Palácio da Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, ameaçava tombar e teve que ser retirada pelo Corpo de Bombeiros. A árvore, que foi plantada há cerca de 40 anos e tinha aproximadamente 40 metros de altura, foi atingida por um caminhão na madrugada deste domingo. A operação, que envolveu também a Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal, durou cerca de cinco horas, de pouco depois das 9h até às 14h.
Na manhã deste domingo, o Centro de Operações da Prefeitura acionou a Secretaria municipal do Meio Ambiente, que enviou uma equipe de técnicos ao local.
— A palmeira foi muito danificada com a colisão. Se olhar, dá para ver uma rachadura bem no centro do tronco, que sobe do local do impacto até bem lá em cima. Por isso, ela poderia cair a qualquer momento — explica Rômulo Guimarães, engenheiro florestal da prefeitura.
Às 9h, a Rua Pinheiro Machado foi fechada em toda a sua extensão, desde a saída do Túnel Santa Bárbara. Um caminhão dos bombeiros com escada magirus, que ocupava toda a largura da rua, levou os bombeiros e profissionais da Comlurb até o alto dos cerca de 40 metros da palmeira.
— Normalmente, a Comlurb é responsável pela poda e retirada das árvores. Nesse caso, por causa da altura e também do risco iminente de a árvore tombar, tomamos a frente da operação, com o auxílio dos outros órgãos — diz um dos bombeiros que participaram da retirada.
Assim que a árvore começou a ser cortada, por volta das 11h30m, o trânsito passou a ser interrompido também no sentido Centro da Rua Pinheiro Machado. De tempos em tempos, a passagem dos carros era liberada.
— Apesar de a árvore estar na calçada no lado do sentido de Botafogo, seguramos o trânsito no outro sentido também para não correr o risco de cair folhas ou então pedaços do tronco nos veículos — diz
O corte começou pela retirada das folhas da copa da palmeira e depois foram retirados pedaços, por vez, de cerca de um metro e meio.
— Por causa do tamanho e também porque o vento pode derrubá-la nós não podemos retirar a árvore por completo. Então, cortamos aos poucos até próximo do fim do tronco — diz o engenheiro Guimarães.


Alguns moradores que passavam pelo local se impressionaram com a magnitude da operação.

— Nunca pensei em ver algo assim. Tem que, realmente, ter muito cuidado para cortar uma árvore dessa altura. É uma pena ter que cortar, porque as palmeiras imperiais são belíssimas e também são característica marcante do bairro — diz o aposentado Giovanni Peixoto, que vive em Laranjeiras há mais de 30 anos.

As palmeiras imperiais são originárias das Antilhas, conjunto de ilhas da América Central. As plantas foram trazidas para o Brasil por Dom João VI. 

A primeira muda foi plantada a mando do imperador em 1809, no Jardim Botânico. 

No bairro das Laranjeiras, as árvores apareceram pela primeira vez por volta de 1860, quando a Palácio da Guanabara se tornou residência oficial da Princesa Isabel e seu esposo, o Conde d’Eu. 

Na ocasião, foi plantada uma centena de palmeiras imperiais em toda a extensão da Rua Paissandu, que liga a Pinheiro Machado até a Praia do Flamengo.

Árvore cai na Tijuca

Também neste domingo, uma árvore caiu na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. O acidente aconteceu no final da via, quase na subida para o Alto da BoaVista, interditando a rua nos dois sentidos. Bombeiro foram acionados, e o trânsito ficou complicado na região. Não houve feridos.

Nenhum comentário: