FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 16 de setembro de 2012

QUINTA DA BOA VISTA E DA BOA LAMA ! . . . SOMOS UM RIO !


Falta de equipamento deixa canais da Quinta da Boa Vista assoreados


Licitação para contratar empresa que cuidará da limpeza só ocorrerá em 2013


Sistema hidráulico do parque só deve voltar a funcionar a partir do ano que vem, segundo a administração
Foto: Foto do leitor Gabriel Hermenegildo / Eu-Repórter
Sistema hidráulico do parque só deve voltar a funcionar a partir do ano que vem, segundo a administração Foto do leitor Gabriel Hermenegildo / Eu-Repórter
RIO - O assoreamento de canais da Quinta da Boa Vista, registrado pelo leitor Gabriel Hermenegildo, deve continuar até meados do ano que vem pelo menos. Sem equipamento adequado para o bombeamento dos cursos d’água desde julho do ano passado, o sistema hidráulico do parque só será recuperado depois da licitação para a contratação de empresa especializada. O edital ainda não foi lançado, e, segundo a Fundação Parques Jardins, só deve ocorrer em 2013.
Enquanto o serviço não é realizado, os frequentadores do parque reclamam do excesso de lama nos canais que ligam as lagoas do parque. Segundo o leitor, que costuma caminhar pelo local todas as manhãs, em alguns pontos o mau cheiro já é sentido. Nas lagoas, uma espessa camada de algas cobre o espelho d’água.
— A impressão que dá é que aquilo ali está podre. Do último ano para cá, a situação vem piorando aos poucos. Deveriam tratar melhor essa área, que faz parte da História do Rio — diz Hermenegildo, sobre a área de lazer que já serviu de residência oficial da família imperial.
O gestor do parque, Walter Nogueira, confirma os problemas no sistema de bombeamento. Segundo ele, tanto a Comlurb quanto a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) não têm equipamentos para fazer a manutenção do sistema hidráulico, o que obriga a realização de uma licitação para contratar uma empresa especializada.
De acordo com Nogueira, o contrato com a última empresa que realizava o serviço expirou há 14 meses. Ele afirma ter enviado o orçamento para a FPJ no começo deste ano, porém, até agora o edital de licitação não foi lançado.
A Fundação afirma ser impossível realizar a licitação ainda este ano, já que o orçamento da prefeitura está fechado e a legislação eleitoral impede que se deixe gastos não programados para a próxima gestão. Dessa maneira, o presidente da FPJ, David Lessa, afirma que o serviço só voltará a funcionar normalmente em meados do ano que vem. Segundo ele, a licitação não foi realizada até agora porque não se tratava de uma obra emergencial.
— É uma coisa natural. O serviço é esporádico, não precisa ser feito todo dia. A partir do momento em que ocorre o assoreamento, precisa ser feita a manutenção e, possivelmente, uma dragagem. Não é um problema grave, apenas não fica bonito — diz Lessa, que deve pedir uma dragagem emergencial dos canais para a Fundação Rio-Águas.
Sumiço de patos e problemas de conservação
Além do assoreamento dos canais e da proliferação de algas na lagoas do parque, o leitor Gabriel Hermenegildo reclama do sumiço de patos. Até três meses atrás, havia mais de cem aves no local; hoje são menos que 20.
A informação é confirmada pelo gestor do parque. Segundo Nogueira, apesar de a Quinta da Boa Vista ser cercada, o local costuma ser invadido durante a noite, o que explicaria o sumiço dos patos. Há pouco mais de um mês, o Eu-Repórter registrou o mau estado de conservação em alguns equipamentos do parque.



Nenhum comentário: