FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 10 de maio de 2009

LEMBRANDO O MARQUÊS DO HERVAL

10 Mai
- Dia da Arma de Cavalaria - data de nascimento do marechal Manoel Luis Osorio, Patrono da Arma (1808).

- Início da Revolução Liberal de São Paulo (1842).


Dia da Cavalaria


"Manoel Luís Osório, o Marquês do Herval, nasceu a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, hoje Município de Osório, no Rio Grande do Sul. Desde pequeno, Osório adquiriu gosto pela vida em campanha, percorrendo os pampas, vadeando arroios e se esmerando nas cavalgadas.


Foi, depois da Independência do Brasil, que o adolescente Osório, com apenas 15 anos, ingressou, voluntariamente, nas fileiras da Cavalaria da Legião de São Paulo. Na situação de praça-de-pré, defrontou-se com tropas lusitanas estacionadas na Província do Rio Grande do Sul e teve seu batismo de fogo, às margens do arroio Miguelete, durante uma missão de patrulha. Daí para frente, participou da Revolução Farroupilha, das Campanhas contra Oribe do Uruguai e Rosas, da Argentina e da Guerra da Tríplice Aliança.


O Patrono da Cavalaria Brasileira deixou-nos, após o combate do Passo da Pátria, sua frase mais célebre: "É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever".


Nos quartéis da Cavalaria Brasileira, continua a se ouvir o toque de clarim criado em sua homenagem- " Aí vem Manoel Luís" - que anuncia, a cada 10 de maio, a chegada do bravo General, altivo em seu cavalo, passando em revista à tropa e lembrando-lhe que a glória é a única recompensa dos heróis".


(Extraído do NE Nr 9.540, de 10 maio de 1999).

Nenhum comentário: