FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 14 de novembro de 2009

OREMOS PELA REDENTORA DO BRASIL



14 Nov – Falecimento da Princesa Isabel – 1921

Em novembro de 1889, acontece o último ato.




A República é proclamada e a família real deve partir para o exílio.



- É com o coração partido de dor que me afasto de meus amigos, de todos os brasileiros e do país que tanto amei e amo, para cuja felicidade esforcei-me por contribuir e pela qual continuarei a fazer os mais ardentes votos




– Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889




– Isabel, Condessa d’Eu.



Despedia-se a Redentora.




A família iria para Paris, onde logo depois, em 1891, morreria D. Pedro.




Mais tarde, se instalariam no Castelo d’Eu, ao norte da França, todo decorado com móveis e objetos brasileiros.




Apenas em 1920 seria abolido o banimento da família imperial.




Isabel “desejava ardentemente rever a Pátria e reviver algumas semanas de doces e longínquas lembranças (...) de Petrópolis, de minha casa, do meu jardim, de minhas amigas...”.




Mas não voltaria, pois era impossível esquecer a rudeza do passado.




Morreria a 14 de novembro de 1921.



Nenhum comentário: