FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DUQUE DE CAXIAS: VISITE A FAZENDA IGUAÇÚ - "Os sinais do caminho no tempo"

Exposição conta a história da Fazenda do Iguaçu, em Duque de Caxias



Publicada em 23/12/2010 às 17h05m

Luisa Valle

O GLOBO


RIO - A Fazenda Iguaçu, que faz parte do Museu Vivo do São Bento, ganhou uma exposição sobre sua história. Com o tema "Os sinais do caminho no tempo", a mostra aborda desde a ocupação lusitana do território até a descoberta de um sítio arqueológico na área, através de fotos, documentos e pesquisas feitas por historiadores.

( Veja mais imagens da Fazenda Iguaçu )




- Ela foi a primeira propriedade lusitana da Baixada Fluminense. A mostra está centrada, principalmente, no período até o fim do Núcleo Colonial São Bento, instalado na fazenda durante o governo de Getúlio Vargas - conta a professora Marlucia Santos de Souza, coordenadora do Centro de Referência Patrimonial Histórico de Caxias e responsável pela exposição.



Entre os itens que fazem parte da exposição, estão dois tachos que eram usados na produção de aguardente e que foram recuperados.

A fazenda, que deu origem ao município de Duque de Caxias, tornou-se um engenho com produção de açúcar, aguardente e garapa em 1565, quando foi doada por Estácio de Sá ao ouvidor-mor Cristóvão Monteiro.

Mas foi apenas em 1591 que as terras passaram a fazer parte da Ordem de São Bento, uma doação feita pela viúva de Cristóvão Monteiro.



- Os rendimentos da produção da fazenda constribuíram para a construção do Mosteiro de São Bento, no Rio - diz Marlucia.



A historiadora conta ainda que em 1922 as terras foram desapropriadas para sediar uma colônia agrícola, que passou a abastecer a capital federal. Em 1932, durante o governo Vargas, a fazenda virou o Núcleo São Bento, que abrigava colonos e funcionários do Ministério da Agricultura.



Desde 2008, funciona no local o Museu Vivo do São Bento, o primeiro de percurso da Baixada Fluminense. Além das construções lusitanas, faz parte da propriedade o sítio arqueológico Sambaqui do São Bento, que reúne vestígios do homem pré-cabralino, que ocuparam o local entre 8 mil e 2 mil anos antes da descoberta do Brasil.



- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já reconheceu toda a área como patrimônio material de Duque de Caxias e do Estado do Rio - diz Marlucia, lembrando que já existe um projeto de finalizar o museu, que deve receber investimentos do BNDES.



A inauguração da exposição, que deve ser permanente, teve a apresentação de Folia de Reis, com o Grupo Flor do Oriente, além de uma de caopoeira. A mostra fica na sede da fazenda, na Estrada Rocha Júnior s/nº, em frente à antiga fábrica de manilhas, em Caxias. A entrada é gratuita, e funciona de segunda a sexta-feira entre 9h e 17h.

Para quem quiser conhecer a fazenda, a equipe do Museu Vivo do São Bento mantém um trabalho de visitação guiada, mas é preciso agendar pelo email centrodereferencia.historia@gmail.com  ou pelo telefone 2671-1709.

Nenhum comentário: