Enviado por Bairros.com - 10.01.2011
19h36m
Antigo Palácio da Justiça do Rio reabre para visitação
O GLOBO
Quem passa de carro à tardinha ou à noite pelo Elevado da Perimetral já teve a sua atenção despertada pela imponência do prédio iluminado.
É o antigo Palácio da Justiça que foi totalmente restaurado.
Nele está localizado o Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro que preserva a memória do judiciário do estado.
A construção, quase centenária, rejuvenesceu, mas não perdeu nenhum traço de seu estilo eclético clássico.
O interior apresenta elementos decorativos que acentuam as suas características arquitetônicas: estátuas, vitrais, colunas, piso de mármore, pinturas e mobiliário.
O prédio foi construído em 1926 para abrigar o Palácio da Justiça da Corte de Apelação do Distrito Federal e momentos importantes de nossa história se passaram nele.
Um majestoso salão espelhado é a ante-sala para o Plenário da Corte do antigo Tribunal, onde aconteceu a promulgação do Código Penal de 1940 realizada pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas.
No Tribunal do Júri, que funcionou até 2009, foram julgados casos que ganharam repercussão nacional, tais como o crime da Rua Toneleiros, o assassinato da atriz Daniela Perez e do jornalista Tim Lopes.
A visita guiada é aberta a crianças maiores de 8 anos, jovens e adultos, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, a partir de quinta-feira, dia 13.
Grupos podem agendar horários, pelos telefones 3133-3497 ou 3133-3766.
A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário