FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O ANIVERSÁRIO DO VISCONDE DE MAUÁ




FONTE: Eduardo André Chaves Nedehf

 

Assunto: O ANIVERSÁRIO DO VISCONDE DE MAUÁ





A VERDADEIRA DATA DO ANIVERSÁRIO DO VISCONDE DE MAUÁ E AS COMEMORAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DE OLHÃO E VISEU EM PORTUGAL:



Por um erro de atenção do grande biografo do pioneiro da Industria Nacional, Dr. Alberto de Faria, que escreveu o livro "MAUÁ" em 1926, costumou-se dizer que Irineo Evangelista de Souza Visconde de Mauá, nasceu em 28 de Dezembro de 1813.

Mas observando sua certidão de batismo, único documento oficial de registo na época, conclue-se que seu nascimento ocorreu em 27 de Dezembro tendo o Padre colocado os santos oleos no dia seguinte na capela da casa da estância de seus pais próxima a cidade de Arroio Grande na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

De origem Açoriana sua família sempre foi atuante naquela sociedade. Seus pais João Evangelista d´Ávila de Souza e D. Mariana Baptista de Carvalho d´Ávila de Souza, eram devotos e irmãos beneméritos da Real Irmandade de Nossa Senhora do Pilar na Ilha Terceira, e lá se casaram.

Sendo os avós paternos D. Maria d´Ávila de Souza e D. Jeronimo Diogo de Souza, ricos proprietários em Bagé, e bisavós paternos de D. Isabel Maria de Oliveira d´Ávila e o Capitão-Mor João d´Ávila, herói da campanha militar na Colônia do Santíssimo Sacramento no atual Uruguai em 1756, nascido na Ilha Terceira em 3 de junho de 1719 e falecido em Arroio Grande aos 104 anos, comemorando a independência do Brasil em 20 de Dezembro de 1822, segundo histórias da família; após ter dançado com três netas, cinco bisnetas e tomado uma barrica cheia de vinho do Porto, teria passado mal sendo colocado pelos familiares sobre a mesa da câmara municipal e lá recebeu a estrema-unção do paroco da Vila. E segundo relatos de jornais de época, teve seu corpo encontrado preservado intacto no jazigo da família d´Ávila quando na reforma da atual Catedral de Porto Alegre em 1925. "

...FOI O VINHO DO PORTO...!!!" dizia aos risos Dr. Jorge Franklin de Souza Sampaio (1901-1997) quando conversava com o primo Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana ambos descendentes do Visconde de Mauá e do centenário Capitão-Mor João d´Ávila.

Ainda em decorrência das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, a Presidente da Câmara Municipal de Olhão D. Maria de Conceição Pires Pinto e seu benemérito esposo Dr. Deodato Pinto e o devotado Presidente da Associação Dr. António Paula Brito Pina, foram lançados este final de ano as publicações "OLHÃO GUIA TURÍSTICO" e "EXPOSIÇÃO ALGARVE DO REINO À REGIÃO - A HISTÓRIA DO ALGARVE NOS MUSEUS DA REGIÃO", com o deslumbre daquela região maravilhosa e histórica tão intimamente ligado a história do progresso econômico e industrial do Visconde de Mauá na utilização da mão-de-obra dos imigrantes em suas Empresas em Niteroi em 1841, bem como na história de Portugal na expulsão dos franceses do território luso ainda em 1808 por aquela heróica população e aconseqüente saga dos pescadores olhanenses que no caique "Bom Sucesso" atravessaram o atlântico e chegaram ao Rio de Janeiro para dar a notícia ao futuro Rei D. João VI que no sul de Portugal os franceses foram expulsos. Sem esquecer da participação nas guerras liberais, quando aqueles mesmos pescadores olhanenses apoiando ao Rei liberal D. Pedro IVº (Iº no Brasil) e ajudando ao Almirante D. João Manoel de Menezes primeiro Marquês de Viana seqüestram a fragata "Urânia" para servir a armada liberal fundeada na Ilha Terceira nos Açores.

E agora no próximo dia 10 de Dezembro o Município de Vizeu, torna-se-a como o Município de Olhão, cidades irmãs do Rio de Janeiro.

A memória do Visconde de Mauá e do Marquês de Viana e daqueles heróicos pescadores e emigrantes lusitanos estarão ligando perpétuamente aos povos das cidades do Rio de Janeiro, de Olhão e de Viseu promovendo um profundo laço de amizade e união eterna entre Portugal e Brasil.



Nenhum comentário: