A PRAÇA MAUÁ NO CARNAVAL E OUTRAS HISTÓRIAS:
IMAGENS DO ACERVO HISTÓRICO DE EDUARDO ANDRÉ CHAVES NEDEHF MARQUÊS DE VIANA.
A antiga Prainha, atual Praça Mauá, ganhou sua importância no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1846 quando Irineo Evangelista de Souza instalou seu Trapiche Mauá, que serviria como ponto de partida por mar, nos vapores Guarany e Leopoldina da sua Imperial Companhia de Navegação a Vapor Estrada de Ferro de Petrópolis (fundada em 1852) baldeando para o Comboio na praia de Mauá em Magé, seguindo primeiro até a raiz da Serra (1854) mais tarde chegando a cidade de Petrópolis em 1882.
Em 1910 o Club de Engenharia e a Associação Comercial do Rio de Janeiro encomendam ao escultor Rodolpho Bernadelli a coluna com a estatua do Visconde de Mauá, inaugurada em 1º de Maio de 1910.
Presentes a cerimônia de inauguração o Senador Serzedello Correia, representando o Marechal Hermes da Fonseca Presidente da República em viagem pela Europa, o Conde Paulo de Frontin representando o Club de Engenharia, o Comendador Candido Gaffrée reprensentando a Associação Comercial, e alguns famíliares do homenageado, os filhos Comendador Henrique Ireneo de Souza e a Baronesa de Ibira-Mirim e o genro-primo Comendador Antônio Alves de Souza Guerreiro.
Porém fato interessante e curioso que ocorreu em 1924, registrada em fotografia, de um grupo de carnavalescos satisfeitos em brincar na Praça Mauá, observa-se um folião mais afoito "agarrado ao próprio Mauá".
Também encontrou-se outras imagens históricas dos primórdios da comunicação no Brasil. Era a inauguração do Cabo-Submarino.
Inaugurado em 22 de junho de 1874 no edifício da Bibliotheca Nacional no Rio de Janeiro pelo Imperador D. Pedro II, que enviou pessoalmente as mensagens a Rainha Victória da Grã-Bretanha, o Imperador Guilherme I da Alemanha, o Imperador Francisco José I da Austria-Hungria, o Presidente Mac-Mahon da França, o Presidente Ulisses Grant dos Estados Unidos, o Rei Victório Emmanuel II da Itália, o Papa Pio IX e o Kediva Ismail do Egito, recebendo as mensagens de congratulações no dia seguinte. Pelo grande melhoramento dado ao Brasil o Imperador D. Pedro II eleva Mauá ao titulo de Visconde com honras de grandeza.
Recebe Mauá em 23 de junho de 1874 das mãos do próprio monarca a Carta Imperial do titulo, adoentado em sua casa em São Cristóvão, pois o diabetes que o mataria em 21 de outubro de 1889 dava seus primeiros sinais alarmantes.
Foi em 25 de dezembro de 1873 que puxou o monarca brasileiro o cabo submarino na praia de Copacabana em cerimônia da grande pompa.
O que poucas pessoas sabem é que o cabo submarino desenrolado desde a costa espanhola pelo Vapor Guarany da Ciª. de Navegação a Vapor de Mauá, surgiu finalmente na manhã de 8 de novembro de 1873, na costa pernambucana em frente a cidade de Recife, e dalí desenrolado até a Corte no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário