FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

Trilha colonial criada para o desvio do ouro é explorada por aventureiros na Serra da Bocaina


Ecoturismo

Trilha colonial criada para o desvio do ouro é explorada por aventureiros na Serra da Bocaina, entre Rio e São Paulo

Publicada em 26/03/2011 às 17h03m


Texto e fotos do leitor Hugo de Castro

Entre as turbulentas metrópoles de São Paulo e do Rio, existe um lugar bucólico onde reina a tranquilidade de um cenário que nos remete ao passado. O ponto de partida é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a 27 quilômetros de São José do Barreiro, cidade do Vale do Paraíba (SP). Normalmente, são gastos de três a quatro dias para vencer os 70 quilômetros de extensão dessa exuberante travessia, que corta todo parque.
A caminhada começa a aproximadamente 1.500 metros de altitude e segue descendo a serra até chegar ao nível do mar, a 15 quilômetros do bairro do Perequê, já em Mambucaba, distrito de Angra dos Reis (RJ).



Neste local, existe um caminho que serpenteia a serra, aberto originalmente pelos índios, ligando o litoral Fluminense ao Vale do Paraíba e que guarda as pegadas de antigos bandeirantes, tropeiros e, agora, dos atuais aventureiros.

Poucas trilhas no Brasil têm tanta história e poucas reúnem tanta beleza como essa, conhecida como Trilha do Ouro. Ela é um fascinante caminho colonial aberto no século XVII como alternativa para o contrabando do ouro vindo das Minas Gerais.

Em toda a sua extensão, podemos nos deslumbrar com um dos trechos mais exuberantes da Mata Atlântica, com cachoeiras de tirar o fôlego, lindas paisagens e um cenário que começa com araucárias e hortênsias, típicas de climas mais temperados, e termina com bromélias e bananeiras tropicais.

Prepare-se para uma verdadeira viagem pelo túnel do tempo. Na trilha, o aventureiro vai caminhar sobre o "pé de moleque", secular calçamento feito com enormes pedras trazidas das margens do rio Mambucaba pelos escravos, além de ver vários vestígios de uma época mais antiga ao longo do caminho, como as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário: