FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

RIO DE JANEIRO: MUSEU DO TREM - TOMBAMENTO JÁ ! . . . VIVA MAUÁ !

Museu do Trem poderá ter acervo tombado nesta terça-feira

Local abrigou o maior conjunto de oficinas de locomoção da América Latina





Do R7
03/05/2011 às 06h08


O Acervo do Museu do Trem, uma das maiores referências da memória ferroviária do país, poderá ser tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural nesta terça-feira (3).



Os trabalhos de inventário foram realizados por equipes multidisciplinares do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ao longo de mais de uma década, quando foi publicada a notificação do processo de tombamento da coleção, medida que resultou em sua proteção provisória pelo poder público federal.



Com mais de mil itens considerados de valor histórico, o acervo abrange equipamentos ferroviários, utensílios, mobiliário e até locomotivas como a Baroneza, construída na Inglaterra, movida a vapor e a primeira a trafegar na estrada de ferro de Petrópolis, na região serrana do Rio.



Outros destaques são um vagão usado pelo ex-presidente Getúlio Vargas e outro onde viajou o Rei Alberto, da Bélgica, quando esteve no Brasil em visita oficial, em 1922.



O Museu do Trem situado no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, abrigou o maior conjunto de oficinas de locomoção da América Latina, que ajudou inclusive na formação do bairro. A sua coleção, prestes a ser devidamente preservada, por conta de seus valores históricos e culturais, pertencia à RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), extinta em 2007.



Conselho consultivo do patrimônio cultural



O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Ao todo são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), além da sociedade civil.







Nenhum comentário: