FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 26 de novembro de 2011

General José Inácio de Abreu e Lima – O General das Massas.




Gen. José Inácio de Abreu e Lima – o General das Massas.

Importante referência na História do Socialismo no Brasil.



JB SIQUEIRA NETO
 

Nasceu em 6 de abril de 1794, em Pernambuco.

Filho de José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima , o padre “Roma” da insurreição de 1817, que foi fuzilado pelo governo em 29 de março de 1817.

Mesmo sendo filho de um revolucionário, que agiu contra o governo, Abreu e Lima não foi prejudicado nem pelo governo colonial nem pelo Governo Imperial. Cursou a Academia Real Militar de onde saiu oficial em 1816.

Teve uma vida sempre envolvida com revoltas e insurreições de caráter popular, visando sempre uma sociedade mais justa.

Esteve na Venezuela onde integrou as forças revolucionárias lideradas por Simon Bolivar.

Desiludiu-se com os revolucionários hispano-americanos e partiu para Europa em exílio voluntário da mesma forma que Bolívar e San Martin. Esteve nos Estados Unidos, onde já estivera antes, e depois voltou para a Europa onde, em Paris, em 1831 conheceu Dom Pedro I.

Abreu e Lima retorna finalmente ao Brasil em 1832, e é reconhecido pela Regência e pela Assembléia Geral (como era conhecido o Congresso, na época) como General do Exército e tem restituídas as comendas que recebera antes.

Segundo Abreu e Lima, “o Socialismo não é uma ciência, nem uma doutrina, nem uma religião, nem uma seita, nem um sistema, nem um princípio, nem uma idéia”. ...”Em que consiste o socialismo? na tendência do gênero humano para tornar-se (sic) uma só e imensa família”.

Abreu e Lima faleceu em 8 de março de 1869.

Deixou escritos (pelo que constatei) dois livros: um “Compêndio de História do Brasil”, publicado em 1843 (dedicado a Dom Pedro II) e “O Socialismo”, publicado em 1855.



Para maiores detalhes, consultar o livro “História das idéias socialistas no Brasil”, de Vamireh Chacon, edição conjunta da UFC e Edit. Civilização Brasileira, Fortaleza/Rio de Janeiro – 1981.



Nenhum comentário: