FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 5 de abril de 2012

RUA DO LAVRADIO . . . NOSSA HISTÓRIA MORRENDO A CADA DIA . . .


À espera de reforma, futura sede do Bola Preta põe pedestres em risco


Isolamento da área não está de acordo com as normas de segurança, diz Crea


Prédio histórico na Rua do Lavradio, cedido ao Cordão do Bola Preta, apresenta sinais de abandono
Foto: Foto do leitor Marcos Aurélio Bassolli Alves
Prédio histórico na Rua do Lavradio, cedido ao Cordão do Bola Preta, apresenta sinais de abandonoFoto do leitor Marcos Aurélio Bassolli Alves

RIO - Em mau estado de conservação, o prédio que deve abrigar a futura sede do Cordão do Bola Preta coloca em risco pedestres que passam pelo cruzamento da Rua da Relação com a Rua do Lavradio, no Centro, pois o isolamento da área não obedece às normas de segurança, diz especialista. Como mostra a foto do leitor Marcos Alves, as paredes do imóvel, preservadas pelo patrimônio histórico municipal desde 1984, não estão isoladas e podem ceder sobre os pedestres.
O prédio deve ser revitalizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado, proprietário do terreno, e a Prefeitura do Rio, com um orçamento de R$ 2,3 milhões. No entanto, segundo a Subsecretaria municipal de Patrimônio, a obra não tem data para começar, já que ainda não foi realizado processo licitatório para escolher a empresa responsável pela recuperação do espaço. O órgão analisa as condições do prédio junto à Secretaria municipal de Obras (SMO) e Defesa Civil Municipal para executar obras emergenciais.
“Esse imóvel está completamente abandonado e caindo literalmente aos pedaços. O isolamento de segurança joga o pedestre na rua e não é suficiente para manter a área de segurança. Tanto é que a fita já foi destruída, e os pedestres passam pela área de risco”, observou o leitor.
De acordo com o vice-presidente do Crea-RJ, Jaques Sherique, a proteção aos pedestres não está de acordo com as normas de segurança. Segundo o engenheiro, o objetivo da tela laranja, colocada pela Defesa Civil Municipal, é indicar que o imóvel está com problemas, e não impedir a passagem de pedestres.
- O ideal é que as pessoas não passem na calçada sob o prédio. O imóvel precisa de um escoramento interno, aquele com andaime tubular, para evitar qualquer desmoronamento. Se fosse o caso, por baixo do escoramento faria-se uma passagem de pedestre - explica Sherique.
O Crea-RJ prometeu enviar um fiscal ao prédio para avaliar a estrutura. Caso seja constatado que as medidas de segurança não estão sendo cumpridas, o governo estadual terá um prazo de dez dias para tomar providências.
O Cordão da Bola Preta ocupa desde novembro de 2009, em regime de comodato, um imóvel ao lado, cedido pelo governo estadual na Rua da Relação e na Rua do Lavradio. Neste espaço funciona o Centro Cultural do grupo, que perdeu sua tradicional sede na a Avenida 13 de Maio. De acordo com o projeto, a primeira etapa da obra será a restauração do espaço, mantendo as instalações internas e a fachada histórica. No local será construída uma casa de shows com um grande salão para bailes e festas. O Centro de Memórias do bloco será criado no segundo piso.
De acordo com a Secretaria de Transportes, o prédio pertence à RioTrilhos, e foi cedido em 2009, por um prazo de cinco anos, ao Centro Cultural Cordão da Bola Preta. O contrato de comodato estabelece que a manutenção, conservação e preservação do prédio sejam realizadas pelo comodatário, no caso, o Bola Preta, que está viabilizando junto à Prefeitura a recuperação desse prédio.

Nenhum comentário: