À espera de reforma, futura sede do Bola Preta põe pedestres em risco
Isolamento da área não está de acordo com as normas de segurança, diz Crea
RIO - Em mau estado de conservação, o prédio que deve abrigar a futura sede do Cordão do Bola Preta coloca em risco pedestres que passam pelo cruzamento da Rua da Relação com a Rua do Lavradio, no Centro, pois o isolamento da área não obedece às normas de segurança, diz especialista. Como mostra a foto do leitor Marcos Alves, as paredes do imóvel, preservadas pelo patrimônio histórico municipal desde 1984, não estão isoladas e podem ceder sobre os pedestres.
O prédio deve ser revitalizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado, proprietário do terreno, e a Prefeitura do Rio, com um orçamento de R$ 2,3 milhões. No entanto, segundo a Subsecretaria municipal de Patrimônio, a obra não tem data para começar, já que ainda não foi realizado processo licitatório para escolher a empresa responsável pela recuperação do espaço. O órgão analisa as condições do prédio junto à Secretaria municipal de Obras (SMO) e Defesa Civil Municipal para executar obras emergenciais.
“Esse imóvel está completamente abandonado e caindo literalmente aos pedaços. O isolamento de segurança joga o pedestre na rua e não é suficiente para manter a área de segurança. Tanto é que a fita já foi destruída, e os pedestres passam pela área de risco”, observou o leitor.
De acordo com o vice-presidente do Crea-RJ, Jaques Sherique, a proteção aos pedestres não está de acordo com as normas de segurança. Segundo o engenheiro, o objetivo da tela laranja, colocada pela Defesa Civil Municipal, é indicar que o imóvel está com problemas, e não impedir a passagem de pedestres.
- O ideal é que as pessoas não passem na calçada sob o prédio. O imóvel precisa de um escoramento interno, aquele com andaime tubular, para evitar qualquer desmoronamento. Se fosse o caso, por baixo do escoramento faria-se uma passagem de pedestre - explica Sherique.
O Crea-RJ prometeu enviar um fiscal ao prédio para avaliar a estrutura. Caso seja constatado que as medidas de segurança não estão sendo cumpridas, o governo estadual terá um prazo de dez dias para tomar providências.
O Cordão da Bola Preta ocupa desde novembro de 2009, em regime de comodato, um imóvel ao lado, cedido pelo governo estadual na Rua da Relação e na Rua do Lavradio. Neste espaço funciona o Centro Cultural do grupo, que perdeu sua tradicional sede na a Avenida 13 de Maio. De acordo com o projeto, a primeira etapa da obra será a restauração do espaço, mantendo as instalações internas e a fachada histórica. No local será construída uma casa de shows com um grande salão para bailes e festas. O Centro de Memórias do bloco será criado no segundo piso.
De acordo com a Secretaria de Transportes, o prédio pertence à RioTrilhos, e foi cedido em 2009, por um prazo de cinco anos, ao Centro Cultural Cordão da Bola Preta. O contrato de comodato estabelece que a manutenção, conservação e preservação do prédio sejam realizadas pelo comodatário, no caso, o Bola Preta, que está viabilizando junto à Prefeitura a recuperação desse prédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário