FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA: DESTROEM PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO POVO BRASILEIRO !






URGENTE!! 

CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 

DIVULGUEM E DENUNCIEM!!!






ESTÃO DEMOLINDO A ESTAÇÃO FRANCISCO SÁ (1922)! 



Estação histórica, construída para ser a "Central" da E.F. Rio D'Ouro (hoje, parte Linha 2 do Metrô e parte ramal Belford Roxo). 



Fica na R. Ceará e é visível da estação São Cristovão da SuperVia e do Metrô. 



"HISTORICO DA LINHA: 



A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. 


Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. 

Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. 

Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. 

O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. 

Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. 

A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro."

"A estação de Francisco Sá foi aberta em 1922 pela E. F. Rio de Ouro para substituir o ponto inicial da ferrovia que estava no Caju desde 1883. 

"A nova estação permitiu o melhor acesso ao centro da cidade, que refletiu no aumento da ocupação dos bairros ao longo da linha e no aumento do número de passageiros transportados, passando de 306.300 em 1921 para 1.602.500 em 1926" (Marcelo Almirante). 

Estando próxima aos pátios de Barão de Mauá e de Alfredo Maia, pontos de saída da Leopoldina e da Linha Auxiliar, serviu como alternativa a elas em várias ocasiões. 

Funcionou até os anos 1970, mesmo depois da extinção da linha da antiga Rio de Ouro. 

Hoje está abandonada, ainda perto dos trilhos."

Nenhum comentário: