FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PREFEITURA DO RIO E A NOSSA HISTÓRIA ! . . . LÁSTIMA!


Chafariz da Praça Quinze sofre com lixo e pichações


Obra de Mestre Valentim, tombada pelo Iphan, foi inaugurada em 1789. Prefeitura fará limpeza

Publicado:

Lixo e pichações marcam o entorno do chafariz da Praça Quinze
Foto: Foto da leitora Cristiane Costa / Eu-Repórter
Lixo e pichações marcam o entorno do chafariz da Praça Quinze Foto da leitora Cristiane Costa / Eu-Repórter
RIO - O lixo e as pichações no entorno fazem com que o Chafariz da Praça Quinze, inaugurado em 1789, sinta o peso do tempo e da falta de cuidado. O flagrante do descaso com o monumento de Mestre Valentim é da leitora Cristiane Costa. Segundo ela, as valetas na base da obra, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também acumulam água podre.
“Apaixonada pelo Rio, me entristece ver um dos mais antigos patrimônios da nossa cidade nesse estado. Olha como está a situação do Chafariz da Praça Quinze! É lixo puro e água podre para todo lado há bastante tempo. Vamos dar um alô na Prefeitura?”, escreveu Cristiane no relato enviado ao Eu-Repórter.
Depois de ter sido procurada pelo GLOBO, a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) disse ter iniciado a retirada das pichações ainda nesta quinta-feira (31). Sobre a limpeza, a Comlurb informou que dois garis trabalham na remoção dos resíduos na área da Praça Quinze. Segundo a companhia da prefeitura, “são lavadas as áreas com maior incidência de urina e removidos, continuamente, os resíduos deixados pela população de rua,” cuja presença foi noticiada em matéria publicada pelo GLOBO no último fim de semana.
Esta não é a primeira vez em que leitores procuram o Eu-Repórter para denunciar o mau estado de conservação de chafarizes da cidade que pertencem ao patrimônio histórico nacional. Em fevereiro deste ano, o leitor Thiago Ribeiro mostrou que o chafariz da Praça Mahatma Gandhi, comprado na Europa por Dom Pedro II no século XIX, tinha virado um potencial foco de dengue na Cinelândia, acumulando água parada.
Em dezembro de 2011, Márcio Mourão flagrou sujeira acumulada no Chafariz das Saracuras, em Ipanema — obra de Mestre Valentim, assim como o da Praça Quinze, e concluído em 1795. E mais de um ano antes disso, o GLOBO noticiava em maio de 2010 que vários dos chafarizes assinados por Mestre Valentim, entre eles o da Praça Quinze, já sofriam com o despejo de detritos, além da falta de água.


Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu blog, muito boa informacao, se algun da tiver duvidas sobre moda, de uma olhadinha no meu blog :D www.8milimiters.com