FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 29 de julho de 2012

NOVA IGUAÇÚ E SEU ACERVO SACRO


Inventário de arte sacra inspira criação de museu na Baixada


Diocese de Nova Iguaçu espera abrir, no ano que vem, exposição sobre relíquias religiosas da região

Publicado:


O retábulo da Capela Mor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em Campos
Foto: Reprodução
O retábulo da Capela Mor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em Campos Reprodução
RIO — Para proteger o acervo de arte sacra do Rio, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) saiu a campo para levantar os bens móveis guardados em igrejas do estado. Iniciado em 2008, o trabalho já rendeu dois volumes de um inventário que só deverá terminar em 2014 e, até o momento, conta com mais de dez mil peças catalogadas. Tem imagens de Nossa Senhora, santos protetores, querubins, retábulos e pias batismais, entre outros objetos que, uma vez listados, poderão ser mais facilmente preservados. Mostrar à população parte dessas relíquias também é uma meta que deverá ser alcançada, em 2013, pela Diocese de Nova Iguaçu. Motivada pelo levantamento, ela espera abrir o primeiro Museu de Arte Sacra da Baixada Fluminense.
Historiador e responsável pelo Arquivo Histórico da Cúria de Nova Iguaçu, Antonio Lacerda de Meneses diz que a instituição tem a maior fonte documental da Baixada, com originais datados de 1640. O material não se restringe ao tema religioso. Há papéis da época da ditadura. Mas o museu será dedicado à arte sacra. Inicialmente serão cerca de 60 peças catalogadas, mas o acervo promete crescer:
— Fala-se muito do barroco de Minas e da Bahia, mas a Baixada tem rica produção de imagens. O museu deverá ficar no Centro de Nova Iguaçu, no Seminário Diocesano Paulo VI ou na Catedral de Santo Antônio. Temos peças confeccionadas entre os séculos XVIII e XX já catalogadas pela diocese, mas esperamos que donos de acervos particulares doem objetos para a coleção do museu — diz Antônio, que já negocia parcerias para a criação do espaço. — Estamos alinhavando tudo com os governos municipal, estadual e federal, com a iniciativa privada e com o Instituto Brasileiro de Museus.
Região tem igrejas tombadas pelo Inepac
Cidades como Angra, Paraty e Rio já têm museus do tipo, mas o historiador acha que há pouca divulgação do acervo. Na Baixada, região estigmatizada pela violência, ele pretende criar programações culturais, como apresentação de corais e de música sacra, em lugares como a antiga Matriz de Queimados, abandonada após a construção da nova igreja:
— A região tem várias igrejas tombadas pelo Inepac. Essas atividades e o museu são uma forma de garantir a segurança e a manutenção do acervo de arte sacra.
Os dois primeiros volumes do inventário do Inepac abrangem a Baixada Litorânea e o Norte e Noroeste fluminenses. Atualmente, os pesquisadores atuam na Região Serrana, no Médio Paraíba e no Centro-Sul do estado. Embora Nova Iguaçu já esteja colaborando com o Inepac, as regiões de Baixada, Costa Verde, Niterói e São Gonçalo só serão visitadas no ano que vem. Já o Rio ficará para 2014.
Paulo Vidal, diretor-geral do Inepac, diz que o inventário não é um trabalho apenas para quem gosta de arte, mas fundamental para o futuro dos acervos.
— Temos que despertar o sentimento de pertencimento, mostrar à população o que significa aquilo que, para ela, era só uma estátua — conta Paulo, que também pretende chamar atenção para peças que desapareceram de igrejas nos últimos anos. — Há um arquivo com cerca de cem peças desaparecidas. Esse é um trabalho de formiguinha. O inventário é um trabalho de salvamento. Fazemos pesquisa de campo, localizamos a peça, identificamos e analisamos as condições do material.
Começar o trabalho pelo interior não foi por acaso. Segundo o Inepac, havia uma “sangria” maior nesta região, por falta controle dos bens.
— Algumas cidades não têm noção da importância histórica. Cabo Frio e Angra dos Reis ainda têm que desenvolver essa consciência — diz o diretor de Bens Móveis e Integrados do Inepac e coordenador do inventário, Rafael Azevedo.
Para controlar melhor o acervo, o Inepac criou endereços na internet, abertos à consulta popular: www.artesacrfluminense.rj.gov.br e www.bcp.rj.gov.br.


Nenhum comentário: