FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 29 de julho de 2012

A História do Brasil passa pelo Centro do RIO


Enviado por Lívia Neder -
28.7.2012
12h05m

Especial Centro

Viagem pela memória do Rio

A História do Brasil passa pelo Centro, que tem muito a mostrar e a contar nas praças e museus. O roteiro pode começar pelo Paço Imperial, na Praça Quinze, seguindo em direção ao Museu Histórico Nacional até o final da Avenida Rio Branco, endereço da Biblioteca Nacional, do Centro Cultural Justiça Federal, do Museu Nacional de Belas-Artes e do Theatro Municipal, só para citar os vizinhos da Cinelândia. Os guardiões da memória mantêm programação gratuita ou a preços populares.



As transformações da cidade, ao longo dos séculos, em especial as do Centro, podem ser conferidas na exposição "Rio cidade-paisagem", na Biblioteca Nacional, até 5 de agosto, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, com entrada pelo jardim, nos fundos do prédio. São 150 itens, entre mapas e documentos, retratando cenas como o desmonte do Morro do Castelo e a abertura da Rio Branco. Já a consulta ao acervo da biblioteca é uma viagem diária pelo tempo.

Atravessando a Rio Branco, com direito a passagem pela Caixa Cultural, seguindo pela Rua da Carioca em direção à Praça Tiradentes, outro destino histórico é o Real Gabinete Português de Leitura. Livros raros da Europa e do Brasil Colônia são os destaques, emoldurados pela arquitetura do lugar, muitas vezes mais procurado pelos turistas do que pelos cariocas.

Além do Gabinete e da Nacional, há mais de 20 bibliotecas no Centro, incluindo a Estadual (atualmente em obras), na Avenida Presidente Vargas, e a do Arquivo Nacional, também próximo ao Campo de Santana. Sem falar na da Academia Brasileira de Letras, na Presidente Wilson. Já o número de livrarias beira os 50. 

As igrejas também guardam histórias e tradições: são 25 no Centro Histórico. A visita pelas igrejas pode começar pela Rua Primeiro de Março. Endereço também do Centro Cultural Banco do Brasil. Com a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Correios, o CCBB forma o triângulo das exposições mais visitadas da área.

Nenhum comentário: