FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 1 de setembro de 2012

Tishman Speyer - OBRIGADO POR PRESERVAR NOSSO PATRIMÔNIO !


Enviado por Jorge Antonio Barros -
31.8.2012
|
17h48m
arquitetura

Retrofit do Edifício Galeria conquista prêmio


O projeto de retrofit do Edifício Galeria, na Rua da Quitanda --Centro do Rio -- executado pela Tishman Speyer, veja na foto, conquistou o Prêmio Master Imobiliário 2012 na categoria empreendimento comercial. O imóvel projetado em 1922 ocupa todo o quadrilátero formado pelas ruas da Quitanda, do Ouvidor, do Carmo e do Rosário, abrigava a antiga sede da Companhia Sul América de Seguros e foi completamente modernizado, sem que fossem perdidas as características arquitetônicas da fachada.
-- Todo o trabalho foi executado com o objetivo de manter o equilíbrio entre a herança cultural dessa construção e a modernização do espaço físico e das instalações. Como resultado, temos um edifício de escritórios de altíssimo padrão, totalmente integrado ao processo de revitalização do Centro do Rio de Janeiro -- disse Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil, empresa de origem americana, especializada em adquirir e reposicionar construções históricas, há 17 anos no país. 

O retrofit de prédios é considerado por muitos arquitetos como um dos meios mais eficazes de se resgatar a arquitetura histórica nos grandes centros urbanos hoje. Como muitos proprietários não têm recursos para restaurar os edifícios, assim como o poder público, cada vez mais empresas se especializam nesse trabalho. 

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento passou por ampla requalificação, que incluiu a total modernização de suas instalações, além do restauro dos itens que compõe sua arquitetura eclética: afrescos, o relógio da fachada, as belíssimas escadas e os mínimos detalhes de suas fachadas. Além de escritórios corporativos, o empreendimento conta com um shopping no andar térreo, resgatando o conceito de compras de varejo para a região central da cidade, com três mil metros quadrados de lojas e restaurantes de altíssimo padrão. Os outros oito pavimentos, destinados a escritórios, estão sendo alugados para empresas nacionais e multinacionais. 

O Edifício Galeria foi concebido pelos arquitetos Joseph Gire e por Roberto R. Prentice, responsáveis por outros importantes edifícios no Rio de Janeiro: Gire é autor dos projetos do Copacabana Palace, do Hotel Glória e do Palácio das Laranjeiras. Prentice assina o projeto da Central do Brasil.

Nenhum comentário: