FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

VIVA O QUÊ ?! . . .


Enviado por Renata Leite -
14.11.2012
|
23h51m
vida urbana

Um ser humano à espera de socorro, na véspera do feriado da República

Em plena Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro há dramas que a gente não tem noção que ocorram, na véspera do feriado em que se comemora os 123 anos de implantação da República. 

Samara tem 32 anos e paralisia cerebral grave, doença que a leva à idade mental de um bebê: usa fraldas e não é capaz de se alimentar ou beber água sozinha. Ela vive uma situação dramática desde que sua mãe e única parente próxima foi internada no Instituto Psiquiátrico Philippe Pinel, em Botafogo. Há 15 dias, os vizinhos de seu apartamento na Glória se revezam para cuidar dela. 

Nesta quarta-feira, esse grupo entrou em contato com Teresa Amaral, superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), que acionou órgãos públicos, incluindo a polícia. No entanto, até o momento, ninguém foi capaz de apresentar uma solução para o drama. 

-- Registramos denúncia na delegacia, no Disque-Denúncia, no Ministério Público estadual e na Secretaria de Direitos Humanos. Os órgãos anotaram a reclamação e disseram que vão verificar, mas estamos às vésperas de um feriadão. Quando será que vão efetivamente agir? Por mais quanto tempo os vizinhos conseguirão atender às necessidades dessa mulher, que são muitas? -- diz Teresa.

Sensibilizada pela história de Samara, a subsecretária municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Claudia Monteiro, conseguiu uma vaga num dos abrigos do órgão. Mas agora ela esbarra numa questão legal: quem teria autoridade para remover a moça, de casa para o abrigo.

-- Fui ao Pinel, e a mãe de Samara está internada com quadro de demência, sem previsão para voltar para casa. Mesmo quando voltar, não poderá mais cuidar dela. Procurei dois integrantes da família, um tio e um primo de Samara, que não querem se responsabilizar. Estamos aguardando a polícia ou o MP agirem -- disse Ana Claudia.


Será que o poder público vai esperar o fim do feriadão, na quarta-feira, para tomar alguma providência?

Nenhum comentário: