FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 17 de março de 2013

MAUÁ É O MAIOR DO MUNDO, OS BULCÕES LADRAM E A CARAVANA PASSA. . .


Enviado por Márcia Vieira -
17.3.2013
|
12h30m

gois de papel

Mais importante do que Mauá



Este ano, o Brasil comemora o bicentenário do Barão de Mauá, festejado como o grande empreendedor da História do país. Nem todo mundo pensa assim. O historiador Clóvis Bulcão defende que a família Guinle foi muito mais importante para o Brasil do que Mauá. Há três anos, ele se debruça sobre a saga do clã que construiu o Porto de Santos e o hotel Copacabana Palace. Bulcão está escrevendo a biografia da família que sairá pela Intrínseca em 2014. A coluna trocou dois dedos de prosa com o historiador:


Por que os Guinle foram mais importantes para o Brasil do que o Barão de Mauá?

Fazer o Porto de Santos, um enorme lodaçal, foi um duplo desafio: reunir capitais e ter tecnologia. Quem tentou antes fracassou. Os Guinle perceberam o futuro da energia elétrica no Brasil. Tinham visão. Quando Guilherme Guinle participou da construção da CSN, não havia mão de obra letrada no Brasil. Ele abriu escolas. O Porto de Santos, maior da América Latina, continua em plena atividade. Volta Redonda ainda é fundamental para o país. Qual a herança de Mauá para o Brasil de hoje?

Qual a maior surpresa que você encontrou nestes três anos de pesquisa?

Eu me deparei com uma megabomba. Eduardo Palassin Guinle, casado com Guilhermina Guinle (tataravó da famosa atriz), era sócio de Cândido Gaffrée. Descobri que a sociedade ia além dos negócios. Os Guinle não gostam muito de falar sobre isso, mas tenho várias fontes que dizem que Guilhermina teve filhos com o sócio do marido.

Nenhum comentário: