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domingo, 9 de maio de 2010

LIMA BARRETO, AFILHADO DO VISCONDE DE OURO PRETO









Nascido de pai português e mãe escrava, era mulato e pobre.






Afilhado do Visconde do Ouro Preto, conseguiu estudar com ajudo padrinho e ingressar aos 15 anos na Escola Politécnica.




Lá sofreu toda sorte de humilhações e preconceitos e, quando estava no 3º ano, teve de trabalhar e sustentar a família, pois o pai enlouquecera.




Presta concurso para escriturário no Ministério da Guerra, permanecendo nessa modesta função até aposentar-se.



Socialista influenciado por autores russos, Lima Barreto vive intensamente as contradições do início do século, torna-se alcoólatra e passa por profundas crises depressivas, sendo internado por duas vezes.




Em todos os seus romances, percebe-se traço autobiográfico, principalmente através de personagens negros ou mestiços que sofrem preconceitos.



Mostra um perfeito retrato do subúrbio carioca, criticando a miséria das favelas e dos cortiços.




Posiciona-se contra o nacionalismo ufanista, a educação recebida pelas mulheres, voltada para o casamento, e a República com seu exagerado militarismo.




Utiliza-se da alta sociedade para desmacará-la, desmitificá-la em sua banalidade.



Seus personagens são humildes funcionários públicos, alcoólatras e miseráveis.. Sua linguagem é jornalística e até panfletária.



Obras principais:



Romance:



Recordações do Escrivão Isaías Caminha



(tematiza preconceito racial e crítica ao jornalismo carioca - 1909)




Triste Fim de Policarpo Quaresma



(inicialmente publicado em folhetins - 1915)




Numa e Ninfa (1915)




Vida e Morte de M. J. Gonzaga e Sá (1919)



Clara dos Anjos (1948)




Conto: História e Sonhos (1956)





Sátira Política e Literária:



Os Bruzundangas (1923) Coisas do Reino do Jambon (1956)





Humorismo:



Aventuras do Dr. Bogoloff (1912)





Artigos e Crônicas:





Feiras e Mafuás (1956)



Bagatelas (1956)





Cônicas sobre Folclore Urbano:



Matginália (1956)



Vida Urbana (1956)





Memórias:



Diário Íntimo (1956)



Cemitério dos Vivos (1956)

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