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terça-feira, 8 de junho de 2010

FERROVIA DE ITAGUAÍ - RAMAL DE MANGARATIBA

ITAGUAÍ


Município de Itaguaí, RJ


E. F. Central do Brasil (1910-1975)



RFFSA (1975- c.1985)


Ramal de Mangaratiba - km 65,696 (1928)

RJ-1473

Inauguração: 14.11.1910


Uso atual: não determinado

com trilhos


Data de construção do prédio atual: 1910

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz.


Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa.



Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado.



Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar.




A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam.




Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.

A ESTAÇÃO: A estação de Itaguaí foi inaugurada em 1910.


Em 1960, o ramal já era praticamente usado somente para transporte de passageiros:

"Toda a produção da região (de Itaguaí) destina-se ao grande mercado consumidor, que é o Rio de Janeiro.



Apesar de essa área ser servida pelos trens do ramal de Mangaratiba da EFCB, que ligam a sede-distrito de Itaguaí ao Rio, com uma média de de três viagens por dia (ida e volta), preferem os colonos



Em 1960, constituía uma das atividades industriais da região a Companhia Cerâmica de Itaguaí, localizada próxima da estação ferroviária de Itaguaí (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia, em julho-setembro de 1960, p. 428. Autora: Delnida Martinez Alonso).




O célebre trem misto "Macaquinho", parado em frente à estação ferroviária de Itaguaí (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia, edição de julho-setembro de 1960, p. 421. Autora: Delnida Martinez Alonso).

Aspecto do Campo do Maranhão inundado, em Itaguaí, à margem direita do canal de São Francisco, junto à linha da Central (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia, edição de julho-setembro de 1960, p. 394. Autor: DNOS).


Transportar suas mercadorias por caminhão, embora o frete seja mais caro.


Alegam que sendo moroso o transporte ferroviário e , em se tratando de produtos facilmente perecíveis - legumes, hortaliças - que é mais compensador o transporte rodoviário" (Delnida Martinez Alonso, RBG, julho-setembro de 1960, p. 421).


A partir de meados dos anos 1980, quando foram suspensos os trens de passageiros para além da estação de Santa Cruz, a linha naquele trecho, entre essa estação e Brisamar, foi abandonada.



A estação ainda em atividade, em 1955. Acervo Edson de Lima Lucas




A estação de Itaguaí, abandonada em 2004. Foto Milton Ribeiro





A estação em novembro de 2007. Foto Luiz Antonio Doria

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