FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

RIO SUA HISTÓRIA, CRIATIVIDADE E IRREVERÊNCIA . . .

Rio conta sua história com criatividade e irreverência




Lira Fraga, Jornal do Brasil





RIO DE JANEIRO - Quem passar pelo Museu da República, no Catete, vai deparar-se com algumas orelhas coloridas que contarão segredos do Palácio. A novidade é parte da exposição do projeto Voz do Povo – Memórias do Rio em Ditos, apoiado pela prefeitura.



Outras peças estão espalhadas pela Zona Sul e pelo Centro da cidade, contando histórias esquecidas pela população. A apresentação, que começou terça-feira de manhã, ficará nas ruas do Rio durante um mês, até 17 de setembro.



De acordo com a secretária municipal de Cultura, Ana Luisa Soares, a exposição pretende reforçar o sentimento de posse do carioca sobre a cidade.



– Esse projeto vai envolver a população e valorizar a história oral do Rio, deixada de lado ao longo dos anos– afirmou.



Na Praça 15, um dos locais históricos mais importantes da cidade, a população verá uma pintura nos pilares da Perimetral simbolizando o trabalho dos escravos no Brasil. No local, foi assinada a Lei Áurea, dia 13 de maio de 1888.



Para Isabel Seixas, idealizadora da exposição, a intenção de criar as instalações é surpreender a rotina das pessoas.



– Estamos preocupados em passar a história com conteúdo e arte, de uma forma lúdica– explicou Isabel– A partir de domingo teremos alguns passeios guiados com professores do curso de história, da Universidade Estácio de Sá, que vão contar as histórias refletidas nas instalações .



Falta preservação



O Rio é uma das cidades do país com maior índice de depredação e pichação do patrimônio público.



Para Carlos Fernando Andrade, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional do Rio (Iphan), que abriu a exposição na Praça 15, a sociedade deveria ter mais comprometimento com a história.



– Acredito que as pessoas que destroem os patrimônios históricos são uma minoria mais jovem que não tem consciência da relação entre a cidade e a sociedade – entende Carlos Fernando.

– Esse evento vem trazer o amor pela história.





21:25 - 17/08/2010





Nenhum comentário: