FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 5 de setembro de 2010

PARA OUVIR REZANDO . . .

Para ouvir rezando



Igrejas do Rio viram palco para a música erudita

Publicada em 04/09/2010 às 18h12m

Simone Candida

O GLOBO


RIO - Atentos à acústica perfeita e ao clima acolhedor de algumas igrejas do Rio, a cravista Rosana Lanzellote e um grupo de cantores e instrumentistas vêm transformando capelas e templos católicos em cenários para concertos de música erudita. E engana-se quem pensa que o repertório - que inclui peças de compositores como Mozart, Bach e Pergolesi - só ganha destaque nas paróquias da Zona Sul.

Em quase duas décadas, o projeto "Música nas Igrejas" já percorreu 42 endereços religiosos em 30 bairros da cidade, lugares tão diversos como Ipanema, Leblon, Catete, Centro, Vila Isabel, Penha, Rocinha, Méier, Marechal Hermes, Santa Cruz e Campo Grande.



E, a partir da próxima quinta-feira, até dia 14, este roteiro de música para ouvir rezando começa uma nova temporada. Estreia em cinco paróquias da cidade uma série de oito concertos gratuitos em homenagem aos 300 anos de nascimento de dois compositores barrocos, Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736) e Wilhelm Friedemann Bach (1710 - 1784), filho de Johann Sebastian Bach.

A novidade desta edição, chamada de Primavera Barroca, é a inclusão no tour de um Ciep e duas associação de moradores de comunidades carentes.



- A ideia, que nasceu em 1993 sob patrocínio da prefeitura, é democratizar a música clássica, levando concertos gratuitos tanto a igrejas histórias do Centro e da Zona Sul, quanto a belas capelas distantes da cidade.

Nestes anos todos, temos nos surpreendido com a reação positiva do público destas áreas carentes, que se emociona e se sente prestigiado por poder assistir aos espetáculos.

Já vi cenas lindas, de gente que não conseguiu segurar as lágrimas ao ouvir os artistas executando uma música. Para maioria deles, é um momento de descoberta - diz Rosana, que é diretora artística e curadora do projeto.



Apesar da diferença de perfil do público em cada região, a seleção musical é a mesma. As apresentações em igrejas localizadas em áreas carentes, no entanto, são precedidas de um pequena introdução, em que os músicos mostram os instrumentos, falam das canções e dos compositores que serão executados e tiram dúvidas do público.

Desde 2001, nas igrejas do subúrbio e da Zona Oeste, explica Rosana Lanzelotte, os músicos também fazem concertos didáticos, com duração de cerca de 40 minutos, voltados para as crianças do bairro.



- Foi a forma que encontramos de deixá-los mais familiarizados com a música clássica e com instrumentos como o oboé e clarineta.

É comum alguns jovens que participam dos concertos didáticos voltarem depois com os pais para assistirem ao concerto noturno na capela - conta Rosana, esclarecendo que a escolha das igrejas é feita a partir de uma pesquisa - Nossa equipe fez uma longa pesquisa e descobriu as que têm valor histórico e as que têm melhor acústica- diz a cravista.



Desde o início do projeto, cerca de 100 músicos já soltaram as vozes ou tocaram instrumentos nas igrejas. Gente como a harpista brasileira Cristina Braga e a soprano italiana Laura Antonaz, vencedora do concurso internacional de canto barroco "G. B. Pergolesi", que vem pela primeira vez ao Brasil. Atualmente, o "Música nas Igrejas" é patrocinado pela prefeitura e por três empresas privadas.



Expectativa do público em Água Santa é grande

Nesta temporada de primavera, o roteiro de concertos inclui duas igrejas no Centro (a Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e o Mosteiro de São Bento), duas na Zona Sul (a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória, e a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema) e uma na Zona Norte (Igreja Santo Antônio, na Água Santa).

Já na Associação de Moradores de Nova Holanda e no Ciep Cesar Pernetta, em Ramos, e no Conselho de Moradores da Vila Pinheiro, em Manguinhos, haverá os concertos didáticos.



Em Água Santa, próxima comunidade da Zona Norte a receber o projeto, o clima é de expectativa. Segundo o contador Francisco de Assis da Silva, que atua na paróquia Santo Antônio, os músicos estão sendo aguardados com ansiedade e uma certa curiosidade:



- O nosso bairro é muito carente de eventos culturais. Esta será uma chance única de muita gente conhece música clássica. Eu, por exemplo, adoro este tipo de música, mas não tenho oportunidade de ir a concertos - diz Francisco, que mora há 45 anos no bairro da Zona Norte e está espalhando a notícia pelas escolas e praças da região.



Espetáculos anteriores são lembrados com carinho

Na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, que já integrou duas vezes o roteiro do "Música nas Igrejas", ainda hoje os espetáculos são lembrados:



- Foi maravilhoso, um momento de êxtase, que uniu o céu e a terra. Todos adoraram e não vemos a hora de voltarmos a receber outros músicos por aqui - comenta a irmã Tereza Maria Lacerda.



Nenhum comentário: