FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 11 de setembro de 2010

QUINTA DA BOA VISTA, RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA IMPERIAL FAZ 100 ANOS EM OUTUBRO - EM COMPLETO ABANDONO . . .

No centenário da Quinta, um parque novo em folha

Parque, com área verde que já abrigou Família Real, completa 100 anos mês que vem. Prefeitura vai recuperar jardins até megafesta

POR CHRISTINA NASCIMENTO
O DIA


Rio - Residência da Família Real entre os anos de 1808 e 1889 e uma das áreas de lazer mais frequentadas nos fins de semana, a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, vai ganhar tratamento especial para comemorar seu primeiro centenário como parque público em outubro.

Sem receber o devido cuidado há alguns anos e com valor histórico quase no esquecimento, o parque será presenteado com pacote de reformas.

Bancos, sistema de iluminação e pavimento, que estão destruídos, serão trocados por novos.





Jardins do Museu Nacional terão o paisagismo recuperado. Projeto é acompanhado pelo Iphan
Foto: Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia


As ações estão previstas para começar amanhã e só terminam na primeira semana do mês que vem. Uma programação especial, que terá como ponto alto o Dia das Crianças, vai encerrar a semana de comemoração.

“Vamos fazer uma ação concentrada no local, que é um dos principais pontos de visitação da cidade.

Tudo será revisto.

Do piso à desobstrução das vias pluviais.

Uma nova Quinta será entregue para a população”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.



A história que se perde em meio a pichações, à sujeira, a estruturas corroídas pelo ferrugem, ao mato alto e ao improviso que descaracterizam o estilo imperial do parque foi o sinal vermelho para que a prefeitura criasse plano quase emergencial para entregar o espaço de lazer com novo visual em outubro. “É quando se comemoram os 100 anos.

Tem também um outro fator importante. Sabemos que a Quinta vai ficar movimentada durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas, porque fica perto do Maracanã, onde vão acontecer partidas importantes”, disse o secretário.



MUSEU TAMBÉM REFORMADO



As mudanças, segundo Osório, estão sendo assessoradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O cuidado é para que se preserve a estrutura original das peças reformadas, como no caso das papeleiras.

Também vai entrar no pacote de recuperação o jardim do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista. Apesar de o museu não ser de competência municipal, a prefeitura vai custear a reforma para recuperar o paisagismo.

O valor do investimento ainda não foi calculado, mas é um dos presentes guardados para o aniversário.



“Para nós, essa revitalização que a prefeitura está planejando no parque é muito importante.

Melhorando o entorno, aumenta o conforto ao visitante”, disse a diretora do Museu Nacional, Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho.



Museu Nacional à espera de patrocínio



Mais antiga instituição científica do Brasil, o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, também sofre com a ação do tempo.

A situação mais crítica é a do jardim, que é habitual alvo de vandalismo. A expectativa da diretoria da unidade é arrumar um patrocinador para ajudar na reforma interna do prédio.



“Precisamos fazer a manutenção das salas dos embaixadores e do Trono, que ainda têm decoração dos anos de império”, afirmou a diretora do Museu Nacional, Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho.

Enquanto a ajuda não vem, a instituição vai acumulando projetos para o futuro. Um deles é aumentar a interação com os visitantes.

“Pretendemos usar a ‘realidade aumentada’ e outros dispositivos de tecnologia”.



Ligação entre Maracanã e parque



Separados por uma linha férrea, o Estádio do Maracanã e a Quinta da Boa Vista devem ser integrados num único ambiente, uma ‘praçarela’ para se transformar num grande área de lazer. O projeto da prefeitura ainda não saiu do papel, mas é dado como certo já para a Copa de 2014.



“Serão novas passarelas e pontes unindo esses dois pontos para se criar um grande parque público. Com isso, faremos uma ação maior, que terá a ampliação e reforma das estações de trem do Maracanã e da Quinta, para suportar a demanda de turistas que vão visitar esses locais”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.



Nenhum comentário: