FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

200 ANOS DE CRIAÇÃO DO ENSINO MILITAR NO BRASIL

200 ANOS DE CRIAÇÃO DO ENSINO MILITAR E SUAS REPERCUSSÕES NA EVOLUÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA DO BRASIL




Organizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército o simpósio ocorreu no auditório do Museu Histórico Nacional no dia 12 de abril, sendo as palestras coordenadas pelo General de Divisão Marcio Tadeu Betterga Bergo.


 
 
Por decreto real de 12 de abril de 1811 o então Príncipe Regente depois D. João VI, criou a Escola Militar para os cadetes reais, instalada primeiro na antiga Casa do Trem, no actual Museu Histórico Nacional, indo em seguida para o edifício no largo de São Francisco, que após a Independência em 7 de setembro de 1822, tornou-se a Imperial Academia Militar, mudando para vários endereços, Fortaleza de São João na Urca em 1853, Praia Vermelha em 1889, finalmente se instalando por decreto presidencial do Presidente Getúlio Vargas em Agulhas Negras em 1942, sob a administração do Coronel José Pessoa Cavalcanti Albuquerque.
 
 
 
 
 
Após o simpósio o General de Divisão Marcio Tadeu inaugurou a placa comemorativa dos 200 anos no patio da Casa do Trem no Museu Histórico Nacional na presença do sr. Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana, descendente do comandante que trouxe os Guarda Marinhas e a Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808.
 
 







Um comentário:

gabriel bustamante disse...

montevideo 16/05/11
EStimado Dom Bertrand:
Mis condolencia por el fallecimiento de Vuestra Madre
Prometiendo rezar por el alma de Ella
y siempre recordandolo con aprecio.
Lo saluda atte
Gabriel Bustamante
Pdt: si es posible trasmitale mis pesame a Dom Luis