FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desterro e Florianópolis . . .





Desterro e Florianópolis


JB SIQUEIRA NETO

 

De: "Dr. Celso Amodio Mantovani" dr.celso@t...


Data: Seg Jan 24, 2005 12:07 am

Assunto: Re: [amigosdamonarquia] A vergonha do Estado de SC

Caros correligionários:

Ao que me consta, na verdade, os 185 degolados não eram homens adultos, mas adolescentes, alunos da Escola Naval de Santa Catarina, e faziam parte da nata da sociedade local, para quem era uma honra ter, pelo menos, 1 filho na Marinha.

Aderiram à Revolta da Armada, de 1893 e foram rendidos por militares enviados por Floriano (estavam, obviamente desarmados e não resistiram), sendo TODOS degolados pessoalmente pelo capitão Moreira Cesar, que seria posteriormente decapitado pelos homens de Antônio Conselheiro, em Canudos. Seus corpos foram enterrados em local secreto e a capital de Santa Catarina teve seu nome original, Nossa Senhora do Desterro, mudada para Florianópolis, em uma auto-homenagem imposta aos "barrigas-verdes" (catarinenses) pelo algoz de suas crianças.

Posteriormente, segundo o comandante da FAB, Bruno Macedo de Carvalho, monarquista de 1ª hora, foram descobertas as 185 ossadas das crianças catarinenses por ocasião dos serviços de terraplenagem realizados para a construção de uma base da FAB na região.

Essa foi apenas uma das várias ações vergonhosas e covardes da república.

A aceitação do fato pelos catarinenses pode ser aquilatada pelo fato de que. até hoje, ao se enviar uma carta para Florianópolis marcando-se "Desterro" ao invés do nome original, a carta é normalmente entregue ao destinatário.

Corrijam-me se estiver errado.

P.S.: o motivo pelo qual os catarinenses são conhecidos até hoje pelo apelido de "barrigas verdes" é que, na época do Império, cada província tinha seu próprio uniforme para as suas FFAA, e na catarinense constava uma larga faixa verde no abdomen.

Dr. Celso Amodio Mantovani

São Bernardo do Campo - SP



Nenhum comentário: