FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A PREFEITURA E A "CONSERVAÇÃO" DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO . . . OSÓRIO O BOM DE PAPO ! . . .


Água parada em chafariz é potencial foco de dengue


Escoamento não é automático. Iphan e prefeitura prometem recuperar obra na Cinelândia

Publicado:

Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, Centro do Rio, acumula água parada
Foto: Foto do leitor Thiago Ribeiro / Eu-Repórter
Chafariz da Praça Mahatma Gandhi, Centro do Rio, acumula água parada Foto do leitor Thiago Ribeiro / Eu-Repórter
RIO - Junto ao chafariz da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, Centro do Rio, a água acumulada virou um potencial foco de dengue. Em foto enviada ao Eu-Repórter, o leitor Thiago Ribeiro registrou que a água da chuva tem se acumulado na parte baixa da obra, feita na França, no século XIX e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Responsável pela manutenção do chafariz, a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) se comprometeu a retirar a água. No entanto, o acúmulo pode voltar a ocorrer. Segundo o próprio órgão, para que haja escoamento, a saída de água precisa ser aberta - ou seja, não é automática. Já a Secretaria municipal de Saúde disse que “a Praça Mahatma Gandhi é vistoriada semanalmente por agentes de vigilância”.
A superintendência do Iphan no Rio disse que está pedindo recursos do próprio Iphan para a restauração de todos os chafarizes tombados do Rio. De acordo com a Seconserva, o projeto de recuperação para o religamento do chafariz deve ter início ainda este semestre.
Esculpido pelo francês Mathurin Moreau na segunda metade do século XIX, o chafariz da Praça Mahatma Gandhi foi comprado pelo imperador Dom Pedro II em Viena, capital da Áustria, em 1878. Com dez metros de altura, é o mais alto do Brasil. A obra é considerada uma das mais importantes peças em ferro fundido do mundo.
Antes de ganhar a localização atual, o chafariz já esteve na Praça Quinze e na Praça da Bandeira. Ele está hoje onde ficava o antigo Palácio Monroe, demolido em 1974. No começo do século XX, o prédio foi sede da Câmara dos Deputados e, depois, do Senado brasileiro.


Nenhum comentário: