FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 2 de março de 2012

UM POVO SEM RESPEITO AO PASSADO, NÃO TEM FUTURO !


Patrimônio histórico, poste da Glória é derrubado no carnaval


Queda foi provocada por folião. RioLuz retirou equipamento, mas não há data para reinstalação


Vândalo derruba poste na murada da Glória, tombada pelo Inepac
Foto: Eu-repórter / Foto do leitor Jorge Mendes
Vândalo derruba poste na murada da Glória, tombada pelo Inepac Eu-repórter / Foto do leitor Jorge Mendes

RIO - Em fase de restauro pelo programa Lapa Legal, a murada da Glória, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), foi alvo de depredação neste carnaval. Um folião derrubou a luminária durante a passagem de um bloco. Ele teria subido no guarda-corpo e forçado a base do poste, até levá-lo ao chão, relata o leitor Jorge Bernardo Mendes. A RioLuz recolheu a estrutura para ser restaurada, mas, por se tratar de uma peça antiga, o trabalho é artesanal e ainda não tem data para ser finalizado.
“A Glória é um bairro de rico acervo histórico, mas que sofre frequentemente com a ação de vândalos. É desanimador ver esse desrespeito pela cidade, enquanto a prefeitura se esforça para recuperar o pouco que restou”, observou o leitor.
Construída em 1905, a balaustrada é um exemplo da degradação da Glória - tendo sido usada como varal por moradores de rua, inclusive. A desvalorização do bairro nas últimas quatro décadas é apontada pelo subsecretário de Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, como um dos motivos para o crescente vandalismo. Embora pondere que os motivos para a depredação sejam vários, Fajardo observa uma maior desvalorização do patrimônio cultural em regiões antes abandonadas pelo poder público.
“Felizmente, estamos atuando na área e poderemos corrigir esse dano. Mas foram anos de abandono na Glória, Lapa e Centro, que reforçaram a desvalorização dos bens culturais. Isso ainda é acentuado pela falta de consciência histórica da população. É preciso envolver toda sociedade para manter esse trabalho”, defende o subsecretário.
Além da murada, o chafariz da Glória tem sido alvo recorrente de vândalos. Só em 2010, a fonte passou por quatro restaurações e cinco depredações. Para conter os ataques, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) sugeriu a instalação de uma barreira de vidro no local.
A recuperação da murada da Glória, tombada em 1983, faz parte do programa Lapa Legal, orçado em R$ 12 milhões. De acordo com o subsecretário Fajardo, o guarda-corpo e as luminárias, que estavam destruídos, já passaram por reforma. Nos próximos dias, a prefeitura planeja realizar a limpeza das pichações e concluir os trabalhos em abril. Ainda em fevereiro, a Praça Cardeal Câmara, vizinha aos Arcos da Lapa, foi reinaugurada, após receber placas de granito no entorno.
Depredar o patrimônio público é crime. Se pego em flagrante, o infrator poderá ser preso. A pena varia de seis meses a três anos de prisão.

Nenhum comentário: