FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 1 de julho de 2012

PARATY E O ABANDONO DA HISTÓRIA DO BRASIL !


Às vésperas da Flip, casa histórica em Paraty sofre com o abandono


Proprietária já foi acionada pelo Iphan e prefeitura, mas problema persiste

Publicado:


Fachada já exibe infiltrações, que estariam se alastrando pelos imóveis vizinhos
Foto: Foto da leitora Alejandra Arce / Eu-repórter
Fachada já exibe infiltrações, que estariam se alastrando pelos imóveis vizinhos Foto da leitora Alejandra Arce / Eu-repórter
RIO - Uma casa abandonada no centro histórico de Paraty destoa do clima festivo que contagia a cidade nestes tempos de Flip, a famosa festa literária internacional. Localizado na Rua Dona Geralda, o imóvel apresenta sinais evidentes de má conservação na fachada, cujo reboco está caindo e pode atingir pedestres. Além disso, vizinhos reclamam que a infiltração na propriedade já afeta suas moradias. A proprietária do imóvel tem sido insensível aos apelos de vizinhos, prefeitura e do Iphan e ainda pretende vender a casa. Para tentar resolver o impasse, a Procuradoria do município ingressou com uma ação judicial contra a proprietária. Ainda não há data para o julgamento.

— A dona alugava a casa, mas há um ano ela foi abandonada. Cada vez mais ela vai se deteriorando. Nos últimos 15 dias, a chuva e o vento só pioraram a situação — conta a leitora Alejandra Arce, que mora ao lado da propriedade.
A apenas 80 metros da Igreja de Santa Rita, a casa possui dois tombamentos, um como parte integrante do Centro Histórico, datado de 1958, e outro feito pelo município de Paraty. A chefe do escritório técnico do Iphan na Costa Verde, Paula Paoliello Cardoso, informou que o instituto está a par da situação, e garantiu que o escritório já está agindo para solucionar o caso.
— A proprietária já foi notificada diversas vezes. Mesmo que o imóvel seja tombado, incide sobre ela a obrigação de cuidar dele — justificou.
Por enquanto, o Iphan diz estar dialogando com o dono da casa. Em casos como esse, se nada for feito a respeito, a instituição tem o poder de acionar o proprietário judicialmente, por meio do Ministério Público. Como a responsabilidade legal pela casa é do dono, o Iphan diz que não há previsão para uma possível intervenção no imóvel.
Além do Iphan, a prefeitura e a Defesa Civil também já notificaram a dona da casa. Segundo a Prefeitura, “existem ações desde 2007, entre notificações, autos de infração, multas e termos de interdição”, que nunca foram respondidos pela proprietária. Atualmente, a Procuradoria municipal move uma ação na Justiça a respeito da casa. Ainda de acordo com a Prefeitura, a proprietária pretende vender o imóvel por R$ 4 milhões.
O subsecretário de Desenvolvimento Urbano de Paraty, Marcus Fiorito, disse que, em casos do tipo, o poder público pode agir, mas a intervenção costuma ser demorada.
— Nenhuma intervenção do Estado em propriedade privada é ágil. Mas o imóvel pode inclusive ser desapropriado em alguns casos, se a família comprovar que não tem condições de arcar com os custos para a conservação do imóvel.
Enquanto o impasse persiste, a única mudança feita até agora foi a interdição da calçada, realizada pela Defesa Civil de Paraty.
A proprietária da casa não foi encontrada para comentar o caso.


Nenhum comentário: