FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 17 de julho de 2012

A ZELADORA VISCONDESSA DE MAUÁ E A REFORMA DA IGREJA DA IMPERIAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO EM 1862.





A ZELADORA VISCONDESSA DE MAUÁ E A REFORMA DA IGREJA DA IMPERIAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO EM 1862.


D. Maria Joaquina Machado d´Avila e Souza Baronesa e Viscondessa de Mauá, nascida em Arroio Grande a 6 de julho de 1825 e falecida em Petrópolis a 15 de março de 1904, casou-se a 11 de abril de 1841 com seu tio Ireneo Evangelista d´Avila e Souza Barão e Visconde de Mauá.

O casal foi admitido como Irmãos da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro a 15 de agosto daquele mesmo ano.

A Viscondessa de Mauá em 15 de agosto de 1856 é feita Aia de Nossa Senhora sendo eleita Zeladora da mesma Senhora em 20 de agosto de 1862.

Neste mesmo ano seu marido que era Presidente da Companhia de Gáz do Rio de Janeiro, doa e manda instalar os lapiões e oferece a gratuidade da iluminação da Igreja, adro e dependências, gratuidade esta que permaneceria até 11 de agosto de 1920 por ocasião da falência da Société Anonyme du Gaz de Rio de Janeiro e incorporação desta pela Light & Power Company.

Na qualidade de Zeladora da Imperial Irmandade para os anos de 1862 a 1864, ofereceu a Viscondessa a reforma da Igreja quando foi colocado uma passarela de ferro fundido no Estaleiro e Fundição da Fabrica da Ponta d´Areia, bela armação projetada pelo engenheiro John Milligan, funcionário designado por Mauá para a obra. Terminada em menos de um ano, a nova passarela dava acesso das irmãs pela lateral através portas de vidro ainda existentes nas duas laterais da Igreja. Facilitando assim o caminho entre o coro e a câmara onde se guarda até hoje as vestes da imagem de Nossa Senhora da Glória.

Na ocasião os Viscondes de Mauá encomendam na Casa Victor Resse o manto e o vestido da Senhora da Glória alé das vestes do Menino Jesus, em rico veludo bordado a fios de ouro e prata como era costume nas roupas dos Senadores do Império. Ainda existe na coleção da Igreja esta belíssima peça imperial. A Imperial Irmandade mais tarde em 2 de setembro de 1874 concede ao casal Mauá o titulo de Benemeritos daquela instituição.

No dia da inauguração da passarela lateral em 15 de agosto de 1864, a Imperatriz Theresa Christina sua filhas as Princesas Isabel e Leopoldina além das Aias e da própria Zeladora Viscondessa de Mauá percorreram pelo novo caminho que facilitou muito o acesso a loggia onde se encontra a imagem da Senhora da Glória.

Um fato ocorreu no dia que causou risos a Imperatriz e as Princesas Imperiais:

Ao chegarem atrazadas a cerimônia, a Duquesa de Caxias e a Baronesa de Nova Friburgo foram pegas de surpresa por um forte vento que teimava levantar suas vistosas anaguas. O Barão de Nova Friburgo que se encontrava no terreo vendo o estranho movimentos das anaguas das nobres senhoras esclama assustado..."Ai Jesus está a voar as camisolas de Nossa Senhora...!!!".

Apesar do sucesso das passarelas estas foram retiradas na reforma da Igreja em 1948, restando apenas as portas de vidro que servem agora apenas como janelas de iluminação do interior da Igreja.

C.I. Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2012

Bibliografia:

GANNS, Claudio, Visconde de Mauá Autobiografia, E. Zelio Valverde Rio de Janeiro RJ 1943
MOYA, Coronel Salvador de, Anuário Genealógico Brasileiro Vol.3, São Paulo SP 1943
NEDEHF, Marquês de Viana Eduardo André Chaves, Memorial Visconde de
Mauá - Arquivo e Memoria Ed. Universidade de Fortaleza Rio de Janeiro RJ 2005

Nenhum comentário: