FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ALBAMAR . . . FINALMENTE SERÁ RESTAURADO ! . . .


Albamar, uma joia do Centro que passará por restauração completa


Prédio do antigo Mercado Municipal vai ganhar centro cultural

Publicado:


Preservação. Fachada e cúpula do prédio do Albamar serão recuperadas
Foto: Daniela Dacorso / O Globo
Preservação. Fachada e cúpula do prédio do Albamar serão recuperadasDaniela Dacorso / O Globo
RIO - O resgate de uma história centenária começa a acontecer na Praça Quinze. O restaurante Albamar teve aprovado, na semana passada, pelo Ministério da Cultura um projeto que lhe permitirá captar R$ 1,8 milhão com empresas privadas para transformar parte do imóvel em centro cultural, como antecipou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. A estrutura, que é o único torreão remanescente do Mercado Municipal do Rio, está com a fachada quase abandonada, paredes descascadas, varanda malcuidada e a cúpula de cobre quase desmontada. Segundo Luiz Incao, chef do restaurante e um dos sócios, isso deve mudar:
— Eu e meu sócio assumimos o Albamar em 2009, após quase duas décadas de semi-abandono. A cooperativa de funcionários que administrava tudo estava cansada. Assumimos já com a ideia do projeto de revitalização.
Por dentro, o imóvel parece outro: bem decorado, com retratos do antigo mercado e fotos da era de ouro do restaurante, nos anos 1960 e 1970, quando era frequentado por celebridades e políticos. Nos planos da revitalização estão um bar temático no primeiro andar e a reabertura do segundo pavimento, hoje fechado.
— No segundo andar, abriremos um espaço cultural. As atividades ali ainda não estão definidas, dependem das empresas que quiserem participar. No restaurante, a mudança é que passaremos a abrir à noite. Hoje, abrimos apenas para o almoço — conta Incao.
Para Marcos Soares Pereira, diretor-presidente do Centro de Estudos e Pesquisas 28, que coordena o projeto de restauração, o Albamar traz de volta um pedaço da História do Rio:
— O Rio precisa de boas notícias e cuidar de sua História, como está ocorrendo, é importantíssimo. O trabalho inclui reestruturar a cúpula de cobre e a fachada. Vamos ainda adaptar o imóvel seguindo as regras de acessibilidade.
O Mercado Municipal, construído em 1908, foi apelidado de “Mercado de Ferro”, devido à sua estrutura importada da Bélgica. Foi fechado em 1933, quando apenas o trecho usado pelo Albamar ficou aberto.


Nenhum comentário: