FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Galeria de arte em sítio arqueológico na Gamboa


Enviado por Jorge Antonio Barros -
11.9.2012
|
17h43m
arte e antropologia

Galeria de arte em sítio arqueológico na Gamboa

Pela primeira vez no Brasil uma galeria de arte contemporânea terá um poço arqueológico. A Galeria Pretos Novos, na Zona Portuária, está sendo erguida onde se descobriu o sítio de contato entre os índios tupinambás e os europeus, há mais de cinco séculos. A primeira exposição, "Nova Arqueologia", será aberta amanhã, dia 12, com trabalhos de 17 jovens artistas e curadoria de Marcos Antonio Teobald, coordenador do Núcleo de Artes Visuais e Sonoras do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. 

Entre os artistas na foto acima está a fotógrafa Daniela Dacorso, do GLOBO (na primeira fila embaixo, à esquerda).

A galeria tem a proposta de ser um novo ponto de referência para a arte contemporânea no Rio. O instituto preserva a memória do Cemitério dos Pretos Novos, encontrado por acaso por Ana Merced Gonzalez quando fazia uma obra em sua casa, na Rua Pedro Ernesto, na Gamboa. Remexe daqui, remexe dali, acharam ossadas humanas e descobriu-se que eram de escravos trazidos da África, entre 1769 e 1830.

Em tempo: 

pretos novos era a denominação dada aos escravos recém-chegados e que não tinham qualquer para serviços doméstico ou de lavoura. 

Eram chamados também de bossais, vem daí a origem da ofensa.

Nenhum comentário: