FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Chafariz da Glória é restaurado



Chafariz da Glória é restaurado

Chafariz da Glória após a restauração
Chafariz da Glória após a restauração Foto: Daniel Coelho / Divulgação

O Globo

RIO - O Chafariz da Glória será reinaugurado nesta terça-feira, como revelou o jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no jornal O GLOBO. O monumento voltará a ter água nas suas bicas e ganhará nova iluminação, com a modernização dos projetores. O secretário de Conservação Carlos Roberto Osório promete que, a partir de agora, vai tornar difícil a vida de pichadores, vândalos e moradores de rua, que usam até chafarizes como moradia. A prefeitura assumiu a manutenção do chafariz, que era feita pelo Iphan, e recebeu da Cedae a responsabilidade de ocupar a área anexa ao chafariz, que passará a sediar uma unidade da Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
A equipe vai cuidar exatamente da conservação dos 35 mil imóveis históricos do Rio. Aliás, o Chafariz da Glória, construído em 1742, é, de todos os monumentos cariocas, o mais atacado pelos vândalos da cidade, até mais do que a estátua de bronze de Drummond , em Copacabana, cujos óculos foram furtados muitas vezes.
Na restauração, foi retirada a vegetação existente, além de ser feita a recomposição dos elementos artísticos com argamassa de reposição. Os arames farpados foram removidos e o local foi pintado. Foi colocado vidro laminado nas bordas dos tanques que compõem o chafariz, melhorando o resguardo desses elementos.
O chafariz da Glória, tombado pelo Iphan em 1938, foi construído durante o vice-reinado do Marquês do Lavradio (1769-1779). O bem é composto por uma cantaria de gnasse, possui quatro bicas, duas pilastras culminadas em alto relevo curvo.

Nenhum comentário: