FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

RIO E O SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO SEMPRE EM PERIGO !


Venda de prédios históricos põe em risco tradicional comércio do centro do Rio

Ao menos 19 imóveis na rua da Carioca foram vendidos, preocupando lojistas


André Paino, do R7 | 04/09/2012 às 05h30
Luis Fernando Reis

rua da carioca
Lojistas da rua da Carioca, no centro do Rio, se dizem com venda de imóveis tombados

Lojistas da rua da Carioca, tradicional área de comércio do centro do Rio de Janeiro, foram pegos de surpresa com a venda de 19 imóveis da região que pertenciam à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Segundo o presidente da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências, Roberto Cury, os lojistas temem que o novo proprietário peça para que eles deixem os imóveis, instalados em importante ponto histórico da capital.
Em 18 de julho passado, a Ordem apresentou notificação aos lojistas para informar que 42 prédios, sendo 19 da rua da Carioca, seriam vendidos. De acordo com o presidente da associação, o documento dava prioridade aos lojistas, porém, os prédios deveriam ser vendidos em blocos (R$ 54 milhões) e não separadamente o que inviabilizava a compra dos imóveis devido ao alto valor exigido.
— Ficamos sabendo que a Ordem já havia feito a venda para uma financeira quando um dos lojistas tentou renovar o contrato de aluguel. Isso é uma agressão aos lojistas e, principalmente, ao patrimônio histórico e cultural.
Cury informou que a Ordem havia dado um prazo de 30 dias para que os lojistas apresentassem interesse na compra dos imóveis. Porém, como a venda não poderia ser feita separadamente, não houve propostas.
O presidente afirmou ainda que a liminar apresentada pelos advogados da Ordem dava conta de que os prédios precisavam ser vendidos urgentemente porque a entidade estava com problemas fiscais e previdenciários, além de dificuldades financeiras.
— A venda em blocos foi propositalmente projetada para que os lojistas não pudessem realizar a compra dos imóveis, que foram vendidos para a financeira à qual a ordem estava devendo dinheiro.
O R7 entrou em contato com a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que não quis se pronunciar sobre o assunto.
Prédios tombados
A região abriga importantes pontos tradicionais do Rio, como o Bar Luiz, no local desde 1926. O bar foi um dos primeiros a vender chope na cidade. Outro estabelecimento importante para a história do Rio é o Guitarra de Prata, loja de instrumentos musicais que já recebeu importantes nomes da música brasileira, como Nelson Gonçalves e Dorival Caymmi.
Os imóveis à venda localizados na rua da Carioca são tombados desde 1983 pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, proprietários de imóveis tombados não podem vendê-los sem antes comunicar ao órgão de tombamento o desejo de fazê-lo e sem que o imóvel seja oferecido primeiro à instância de governo a que é vinculado o órgão de tombamento.
A secretaria informou que, para validar uma transação de compra e venda de um bem tombado, é preciso constar do processo a ciência do órgão de tombamento e a recusa de compra da instância de governo que tem prioridade de aquisição (municipal, estadual ou federal).

Nenhum comentário: