Publicada em 26/04/2010 às 23:22
Câmara dos Vereadores pode se mudar para a Zona Portuária em 2011
Gabriel Mascarenhas e Gustavo Goulart
EXTRA
RIO - O Executivo e o Legislativo do município do Rio negociam a transferência da Câmara de Vereadores para um novo endereço, ainda não definido, na Zona Portuária da cidade.
O Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, onde ficam os 51 vereadores da capital, passará a abrigar o Museu da História da Cidade - um espaço interativo aberto ao público.
O desejo dos parlamentares que apoiam o projeto é inaugurar a nova Casa no ano que vem.
A informação foi adiantada nesta segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral, durante a solenidade de inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência.
- O prefeito Eduardo Paes me disse que a Câmara Municipal virá para a Zona Portuária.
Isso é extraordinário.
O prédio da Câmara vai se tornar um museu. Finalmente, o Rio terá um museu à sua altura.
O Paes conseguiu articular com o presidente da Câmara, o Jorge Felipe (vereador) - disse o governador.
Uma vez decidida, a mudança da Câmara passaria a integrar o projeto "Porto Maravilha", que prevê a revitalização da Zona Portuária, uma das principais bandeiras defendidas pelo prefeito Eduardo Paes.
Os recursos para a construção da futura sede legislativa viriam da venda dos certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPAC's), títulos financeiros criados pela prefeitura para financiar parte das melhorias programadas para a região.
Outra possibilidade é a Câmara recorrer ao próprio caixa para conseguir se mudar.
De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, os R$ 55 milhões economizados no ano passado podem ser investidos na aquisição de um terreno e na execução das obras.
Embora as conversas entre o prefeito e o presidente da Câmara ainda estejam em fase inicial, alguns detalhes do Museu da História da Cidade, que passaria a ocupar o Palácio Pedro Ernesto, já estão definidos.
Um conselho curador está sendo formado para trabalhar na criação do museu.
Pai do governador do estado, o escritor Sérgio Cabral foi convidado a integrar o grupo, que contaria ainda com a atual secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes.
O jornalista e ex-secretário de Cultura do estado Leonel Kaz deverá ser o responsável pelo projeto.
Kaz foi o curador do Museu do Futebol, em São Paulo.
Amanhã, ele e o vereador Jorge Felippe se reunirão novamente para discutir a proposta.
A ideia é inaugurar um espaço moderno e interativo, nos mesmos moldes do Museu do Futebol.
A transferência para a Zona Portuária é vista pelo vereador Jorge Felippe como uma oportunidade de o legislativo fluminense conquistar uma sede própria e definitiva.
Tombado pelo patrimônio histórico estadual, o Palácio Pedro Ernesto foi adaptado para atender às necessidades da Câmara do Rio, formada por vereadores e funcionários dos setores administrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário