FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 17 de abril de 2010

REFORMA DO HOSPITAL ESCOLA SÃO FRANCISCO - SÓ ACREDITO VENDO !


Patinho feio ou cisne?


Hospital Escola São Francisco, no Centro do Rio, entrará finalmente em reforma


Publicada em 16/04/2010 às 23h20m


Jacqueline Costa

O GLOBO

RIO - Pouco a pouco, investimentos têm mudado a cara do lado mais abandonado e menos valorizado da Avenida Presidente Vargas, no Centro.

Depois da nova estação de metrô, que deve ser inaugurada em junho, da construção de prédios modernos - como a nova sede da Cedae, que está sendo erguida num terreno da própria empresa que estava abandonado desde os anos 70 - e da inauguração de um sofisticado centro de convenções, parece que agora é para valer o projeto de restauração do Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ.


O pontapé para a reforma total do edifício, que chama atenção não apenas pela beleza, como também pelo aspecto atual de abandono, será a reforma de todo o telhado, segundo o diretor administrativo da unidade, Maurício Schirmer, a partir do segundo semestre.


- Conseguimos a aprovação do projeto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Ficou decidido que esta obra será custeada pela própria reitoria.


Sobre o restante, já existe um processo sendo analisado pelo BNDES.


A prioridade será o restauro do bloco mais antigo, que fica voltado para a Avenida Presidente Vargas - explica Schirmer.


A fachada, em estilo eclético, está tomada por pichações.


Logo na entrada, a parte central está apoiada em estacas de madeira.


No interior, um dos blocos que compõem o conjunto arquitetônico está completamente em ruínas e foi interditado, há mais de cinco anos, porque pode desabar.


Plantas crescem sem parar na fachada deste bloco, que tem uma das paredes tomada por limo.


Superintendente regional do Iphan, Carlos Fernando Andrade explica que o órgão aprovou um projeto para captação de R$ 3 milhões, através da Lei Rouanet.


E acrescenta que está em análise um projeto bem maior - de R$ 35 milhões - cuja aprovação depende da realização das obras já aprovadas.


- Na restauração, há a intenção de demolir os vários acréscimos que foram sendo construídos com o passar dos anos e retomar o formato original, que é pan-óptico (que permite visão total) - explica Andrade.


A história do hospital, tombado pelo Iphan desde 1983, remonta ao ano de 1879, quando tem início suas atividades como hospedaria para mendigos.


Com o passar do tempo, as instalações tornaram-se pequenas para abrigar o crescente número de moradores de rua da cidade.


No início da década de 20, o edifício sofreu várias adaptações para se transformar, em 1922, no Hospital Geral São Francisco de Assis, onde foi realizada a primeira transfusão de sangue do país.


No ano seguinte, o hospital foi desativado e só voltou a funcionar dez anos depois, em 1988, por motivo de calamidade pública provocada por uma das grandes enchentes da cidade.

Nenhum comentário: