FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 1 de agosto de 2010

1832 NASCE O EXTRAORDINÁRIO VÍTOR MEIRELES !



Nasce Vítor Meireles (1832),
autor dos quadros Batalha de Guararapes,
Combate Naval de Riachuelo, Passagem de Humaitá,
Primeira Missa no Brasil etc ...



Pintor catarinense. Um dos principais pintores históricos brasileiros, é autor da tela A Primeira Missa no Brasil (1861).Vítor Meireles Lima (18/8/1832-22/3/1903) nasce em Desterro, atual Florianópolis.

Recebe as primeiras aulas de pintura ainda na infância, do artista argentino Marciano Moreno.

Com os estudos custeados pelo conselheiro Joaquim Francisco Coelho, matricula-se, em 1847, na Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, na qual freqüenta o curso de pintura histórica.

Em 1852 conquista o prêmio da Academia Imperial com a tela São João Batista no Cárcere e recebe uma bolsa para estudar na Europa. Fixa-se em Roma em 1853 e, mais tarde, muda-se para Milão e, depois, para Paris.

No exterior executa uma de suas principais obras, A Primeira Missa no Brasil (1861), apresentada no Salão de Paris. Retorna ao Brasil no mesmo ano e é nomeado titular da cátedra de pintura histórica da Academia Imperial, cargo que exerce até 1890.

No período, produz as obras Moema (1863), A Batalha dos Guararapes (1875) e Juramento da Princesa Isabel (1875) e recebe a encomenda oficial das telas O Combate Naval de Riachuelo (1866) e A Passagem de Humaitá (1866). Também leciona no Liceu de Artes e Ofícios do Rio, onde renova os métodos do ensino de desenho.

Além da pintura histórica, dedica-se aos retratos - entre os quais se destacam os de dom Pedro II e os da imperatriz Teresa Cristina - e aos temas sacros, como a tela Flagelação de Cristo.

Inicia, em 1875, a pintura de um panorama circular sobre o Rio de Janeiro que permite a um espectador imóvel, ao olhar através de um cilindro giratório, contemplar as imagens.

Morre no Rio, aos 70 anos.

Nenhum comentário: