FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

LAPA: PALMEIRAS IMPERIAIS TRAZEM O GLAMOUR DA MONARQUIA

25/08/2010 20h05 - Atualizado em 25/08/2010 20h25



Palmeiras imperiais de 10 metros de altura serão replantadas na Lapa

Operação faz parte do projeto da prefeitura de revitalização do bairro.

Projeto prevê, ainda, o replantio de outras espécies de árvores na região.

Rodrigo Vianna

Do G1 RJ





Com a promessa de revitalização do bairro, a prefeitura do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (25) o replantio de três palmeiras imperiais, de 10 metros de altura cada, na Lapa, no Centro.

A ação faz parte do projeto “Lapa Legal”, aprovado pelo prefeito Eduardo Paes, que visa a reurbanização do tradicional ponto de encontro de turistas e cariocas na cidade.



O trabalho é coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão da prefeitura do Rio. Duas palmeiras, de 30 anos de idade, serão replantadas na noite desta quarta-feira, na Praça Cardeal Câmara, próximas ao Circo Voador. A terceira será recolocada na próxima semana. O projeto prevê, ainda, o replantio de outras espécies de árvores na região.





Projeto prevê a reurbanização do bairro que é ponto de encontro dos cariocas (Foto: Divulgação / SMC)

De acordo com David Lessa, diretor de arborização da Fundação Parques e Jardins, as palmeiras serão retiradas de um terreno em frente a um shopping, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e depois levadas de caminhão para a Lapa, onde serão replantadas. A operação deve mobilizar cerca de 15 homens, entre técnicos, operários, motoristas e agentes.



“Vamos devolver à Lapa a sua história. As palmeiras serão replantadas no local de origem. Pretendemos ainda replantar outras cinco na Praça da Cruz Vermelha, em frente ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Centro. Hoje serão replantadas duas delas, na semana que vem levaremos a terceira”, explicou David Lessa.



Trânsito será interditado





Lapa ganhará travessias especiais para pedestres Alunos da rede municipal plantam mudas na orla do Rio

O diretor de arborização da Fundação Parques e Jardins informou, ainda, que uma faixa da Avenida Mem de Sá será interditada para a operação. Técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) orientarão os motoristas no local. Além deles, uma equipe da Guarda Municipal também ficará responsável por monitorar o trânsito.



“Escolhemos o horário noturno por vários motivos. Além do trânsito, o transporte das palmeiras será feito por carretas e terá o auxílio de um guindaste. Conseguimos uma autorização da CET-Rio e tudo será feito com total segurança. A operação deve terminar por volta das 2h desta quinta-feira (26)”, completou David Lessa.



Travessia especial para pedestres


O projeto "Lapa Legal" prevê, ainda, a implantação de uma travessia especial de pedestres, completamente sinalizada e com asfalto nivelado na altura do meio-fio. Outras passagens para pedestres também serão implantadas no local. Segundo a prefeitura, um dos objetivos do projeto é garantir total acessibilidade aos espaços públicos.



Além disso, o projeto prevê a criação de áreas de estar na Praça dos Arcos, construção de um pequeno palco na Praça da Velha Guarda, além de um calçadão entre a Avenida Mem de Sá e a Rua do Riachuelo. Também estão previstas a padronização do mobiliário urbano e a implantação de uma nova parada do bonde no Morro do Santo Antônio.



Uma galeria de arte urbana será instalada na área da Fundição Progresso. A iniciativa é do Patrimônio Cultural da Secretaria municipal de Cultura.





Projeto Lapa Legal irá reurbanizar bairro (Foto: Divulgação / SMC)


Plantio de mudas na orla

Na última quinta-feira (19), cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino começaram a plantar as primeiras mudas do projeto de revitalização das dunas da orla do Rio. As mudas foram colocadas entre as ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul da cidade.



O projeto faz parte de uma parceria da prefeitura e uma grife de moda, e prevê ainda aulas de educação ambiental, coleta de lixo e cuidados com o meio ambiente. A ideia é recuperar a vegetação original das dunas, que foi bastante degradada nas últimas décadas, e cobrir as estruturas de concreto que fazem parte do emissário submarino, tornando o visual da orla mais bonito.



Ao todo, 18 dunas, que somam uma área de 7.025 m², receberão plantas nativas de restinga resistentes ao vento e às mudanças climáticas. Na quinta-feira (19), a planta escolhida foi a Ipomea. O projeto vai do Arpoador até um trecho na altura da Rua Maria Quitéria, em Ipanema, e deve ser concluído até o fim de 2011.





Nenhum comentário: