FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O RIO DA MARCHA LENTA E MUITO PAPINHO, NÉ OSÓRIO !

Reparos em marcha lenta no Rio

Em 6 meses de existência da Secretaria Municipal de Conservação, programa Zeladores do Rio, carro-chefe da pasta, não faz efeito nas ruas de três dos quatro bairros visitados por O DIA.

Secretário diz que município parou de piorar


POR DIOGO DIAS
O DIA


Rio - Calçadas desniveladas e esburacadas, crateras no asfalto, bueiros entupidos, postes acesos de dia e apagados à noite. Nos seis meses de existência da nova Secretaria Municipal de Conservação, o programa Zeladores do Rio, carro-chefe da pasta, tem muito caminho pela frente. A função dos zeladores é levantar os problemas para agilizar e acompanhar a solução.





Dezenas de postes do Rio Antigo no entorno da Praça Paris, na Glória, estão sem globo e lâmpada. Secretaria planeja recolocação, ainda sem data
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

O DIA percorreu 4 bairros atendidos pelo programa e constatou descuido em três: Méier, Tijuca e Glória. Em um, Vila Isabel, os efeitos do trabalho nas ruas já são sentidos. O secretário Carlos Roberto Osório admite que a cidade ainda não começou a melhorar. “O Rio ficou muito tempo sem cuidado, com baixo investimento na conservação. Conseguimos fazer parar de piorar. Agora vamos começar a melhorar”, avalia.



Embora a Tijuca tenha sido a estreia dos zeladores, em março, a população ainda ‘tropeça’ no desleixo. Cratera na R. Haddock Lobo, perto da Domício da Gama, causa acidentes de trânsito. O problema seria resultado de obra mal-acabada em galeria de águas. Procurada por O DIA, a secretaria fez o conserto anteontem.





RioLuz exalta produtividade 125% maior em 7 meses. Mas na R. Joaquim Méier há poste em péssimo estado
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia


Na R. General Roca, as vítimas da buraqueira são pedestres. “Acabo de ajudar uma idosa que pisou em pedra solta e levou um tombo”, conta o soldador Eduardo Braga, 43. O município promete notificar esta semana o dono do imóvel nº 340. Já na Glória, onde todos os postes do Rio Antigo perto da Praça Paris, recém-revitalizada, estão sem globo e lâmpada, a solução não tem data.





Na Rua Hadock Lobo, obra mal-acabada no asfalto levava a acidentes
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia


Até obra da Conservação é alvo de queixa no Méier. Marcela Ramalho, 33, conta que a galeria de águas pluviais da R. Silva Rabelo foi reduzida à metade com reforma: “O calçamento era horrível e a obra, necessária. Mas, se a rua já alagava com uma chuvinha, não quero nem ver quando cair um pé d’água”. A prefeitura garante que a galeria será preservada.



Choque de conservação na orla do Rio



A Secretaria de Conservação começa, mês que vem, a preparar a orla da cidade para as altas temperaturas. A Operação Verão mapeou todo o litoral para dar um ‘choque de conservação’, avisa o secretário. O enfoque da temporada será o ‘carinho ao detalhe’.



“Fizemos levantamento de toda a orla do Rio. Calçamento, buracos, bancos, canteiros: vamos recuperar a orla marítima do Rio para entregá-la ao carioca completamente conservada”, promete Osório.



Segundo ele, não apenas as praias mais badaladas, do Recreio ao Flamengo, vão ser ‘eleitas’: “Estou falando de Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos e Ilha do Governador. Pela primeira vez vamos ter um programa de conservação que inclui região esquecidas”.



Nenhum comentário: