FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 2 de abril de 2011

SOCIEDADE MUSICAL CURICA DESDE 1848

Sociedade Musical Curica - Patrimônio Vivo de Pernambuco



A Sociedade Musical Curica, de Goiana, município da Mata Norte de Pernambuco, é a mais antiga banda de música do Brasil.

Orgulho da cidade e do Estado, o grupo foi fundado no dia 8 de setembro de 1848, por José Conrado Nunes. Com o propósito inicial de tocar em festas religiosas, a Sociedade acabou fazendo excursões por todo o Brasil, sempre representando a cidade.



No início de sua formação, o grupo não possuía nome, sendo conhecido como a banda de José Conrado Nunes. Foi intitulado de Curica quando, em uma apresentação pelas ruas de Goiana, uma senhora disse que o som dos instrumentos pareciam com Curi-ca-cá. A partir daí, ficou conhecida como Curica.



Com todo esse tempo, a banda fez apresentações memoráveis, chegando a tocar em Brasília.

O grupo ainda se apresentou para personalidades históricas, como no dia 6 de dezembro de 1859, quando tocou para Pedro II, na passagem do imperador pela cidade.



A banda também fez parte da Guarda Nacional e ganhou prêmios e concursos importantes, como o Prêmio de Melhor Banda do Interior, em 1986, em Caruaru. Entre os nomes ilustres que fizeram parte do seu quadro de sócios, estão o do presidente Getúlio Vargas e do interventor do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha.



Desde que foi fundada, a Curica nunca entrou em recesso e contou com vários presidentes. Hoje em dia, quem dirige a banda é o músico Edson Júnior. Atualmente conta com 70 componentes. Em sua sede, instalada em um casarão no Centro de Goiana há mais de 60 anos, os maestros e auxiliares mantêm a escola de música Professor José Conrado Souza Nunes, onde crianças recebem orientação musical gratuita. O trabalho filantrópico mostra a importância de um ícone da cultura pernambucana no transferência de conhecimento e na formação de novos instrumentistas.




A Sociedade Musical Curica foi eleita Patrimônio Vivo da cultura pernambucana em 2005.



Contato: (81) 3626-1262

Endereço: Rua 5 de Maio, 03, Centro, Goiana/PE
CEP 55900-000.
 

CURICA

 






Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade a Banda Musical Curica não é a banda mais antiga do Brasil temos outras Bandas Mais Antigas http://tropicanabanda.blogspot.com.br/2012/10/pindamonhangaba-banda-euterpe-quer.html