FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NOVA PRAÇA MAUÁ, ONDE ESTÁ O VISCONDE ? ! . . .




CARTA ABERTA AO PÚBLICO







Meus caríssimos e estimados primos descendentes do Visconde de Mauá, amigos e demais conselheiros da Sociedade Memorial Visconde de Mauá, presenciamos neste video a retirada da centenária estátua do grande pioneiro do comércio e da industria nacional de sua Praça inaugurada em 1910 na presença de minha família.

Espero ter a certeza que ela retornará a Praça Mauá, berço da primeira estrada de ferro do Brasil, que em 30 de abril de 1854, a bordo de um vapor embarcava-se em direção a praia de Mauá no atual município de Magé, embarcando num comboio na histórica Estação de Guia de Pacobaiba, marco zero das ferrovias brasileiras, seguia via Fragoso, Inhomirim, passando a Raíz da Serra chegando a imperial cidade de Petrópolis. Era a Imperial Companhia de Navegação a Vapor Estrada de Ferro de Petrópolis criada por decreto Imperial de 12 de junho de 1852 modificada sua denominação pelo próprio Visconde de Mauá para Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará por outro decreto Imperial de 24 de fevereiro de 1874. Como este histórico Caminho de Ferro que aguardo fervorosamente sua reinauguração pelo Governo Federal, assim espero que o Ilmº Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Sr. Eduardo Paes cumpra com sua palavra e recoloque a estatua de Mauá em sua Praça. Tivemos o lamentavel exemplo do Ilmº Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro Sr. Sergio Cabral que devido a péssima administração destruiu literalmente com os bondes electricos do histórico bairro de Santa Tereza inaugurados pelo Visconde de Mauá em 1872 (administrado após sua faléncia em 1878 por seu auxiliar e sócio Comendador Malvino da Silva Reis, que fez passar o Electrico sobre os históricos Arcos da Lapa em 1896, que nas palavras do grande Machado de Assis; "...por ser este sr. medico cirurgião e não engenheiro... fez passar o electrico sobre os Arcos...!!!". Nunca havendo porém acidentes em sua administração naqueles anos dourados... bem diferente da criminosa administração do Ilmº Sr. Governador Sergio Cabral que causou recentemente a morte de seis brasileiros e um cidadão francês além das sessenta victimas de acidente criminoso....!!!

A memória do grande pioneiro Visconde de Mauá não pode ser apagada ou maculada por actos e acções de governos transitórios.

Devemos ter atenção...!!!

Convoco a todos os primos e amigos por esta batalha civica de vigilancia pela memória de nossa história.
Um País sem memória é um País sem futuro....!!!!





Eduardo André Chaves Nedehf - Marquês de Viana


Tetraneto dos Viscondes de Mauá




Francisca Chaves Nedehf - Marquesa de Viana


Trineta dos Viscondes de Mauá















Nenhum comentário: