FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 25 de março de 2012

PORCELANA VISTA ALEGRE: "A ALMA DO RIO"



Tem boteco e canga nas louças em que a portuguesa Vista Alegre festeja o Rio

Isabela Caban - O Globo

RIO - Em outubro passado, a designer Beatriz Lamanna recebeu um pedido que lhe roubou algumas noites de sono. Uma das marcas mais tradicionais de porcelana do mundo, a portuguesa Vista Alegre (quem nunca viu suas peças trancadas no armário da família ou em listas de casamento?), encomendou à moça uma coleção de louças com desenhos do Rio de Janeiro. Nos últimos dois anos, o trabalho de Beatriz tem sido captar a essência de belas cidades mundo afora para colorir pratos, xícaras, bules e afins para a marca, fundada em 1824. A fornada "A alma do Rio" acaba de ficar pronta.
Até então, a designer gráfica havia assinado quatro outras coleções para a linha, sempre batizada de "A alma de...", com paisagens europeias. As eleitas foram Lisboa, Porto, Ilha da Madeira e Madri. A tarefa foi cumprida a partir de muita pesquisa de imagens e lembranças de viagens. Mas o Rio...
— Sou a paulistana mais carioca que conheço, moro aqui há 20 anos. Fiquei nervosa porque me senti por um momento uma embaixadora da cidade. Precisava escolher as imagens do Rio que o mundo todo veria, que representariam a cidade — diz Beatriz, que tem 31 anos.
O primeiro passo foi sair em campo com a máquina fotográfica na mão. Seu roteiro incluiu Ipanema, Copacabana, Urca e Lapa. Feitas as escolhas, Beatriz desenhou as paisagens a lápis no papel vegetal. A etapa seguinte foi escanear e enviar para a Vista Alegre, para a primeira aprovação. Só então ela partiu para a $, feita em aquarela digital (um programa de computador que imita o tom da aquarela). A designer lembra que brigou para incluir um boteco nessa coleção.
— Eles estranharam, e eu tive que convencê-los de que o boteco é muito carioca sim. Foram várias trocas de email até que achei uma referência no "Guia Michelin", informando que o boteco chegou aqui em 1808 graças aos portugueses. Pronto, consegui — conta, rindo.
A coleção tem 15 peças. Estão lá os detalhes da arquitetura art déco espalhados pela cidade, além da Praia de Ipanema, o Morro Dois Irmãos, a vista da Urca, o Cristo Redentor e as "ondas" do calçadão. Os Arcos da Lapa estampam uma travessa, enquanto uma casa de sucos colore o açucareiro. Tudo salpicado de referências cariocas, como um pacote de Biscoito Globo, um chinelo de Havaianas, cangas e barris de chope.
Foi durante um curso de design têxtil na Espanha que Beatriz acabou descoberta pelos portugueses. Depois de trabalhar em empresas como a Tátil, no Rio, e a Dezign com Z, em São Paulo, ela partiu, em 2008, para estudar um ano no Instituto Europeu de Design, em Madri. Numa das aulas, patrocinada pela Vista Alegre, foram dadas louças brancas para os alunos criarem o que quisessem nelas. Beatriz tinha acabado de voltar de um fim de semana em Lisboa e resolveu desenhar as casas típicas da cidade num bule. A empresa se encantou pelo traço e assim nasceu a linha.
Desde que voltou ao Brasil, em 2009, 90% do tempo como free lancer tem sido dedicado à marca portuguesa. Tudo é feito num quarto de cerca de 20 metros quadrados, na casa dos pais dela, em São Conrado.
— Às vezes ainda soa surreal desenhar para a Vista Alegre. É uma referência, lembro desde pequena, aqui em casa tem. Hoje, minha mãe é doida para usar as minhas louças, mas não deixo. Está tudo bem guardado — brinca a designer, que faz planos de morar sozinha este ano.
Com uma fábrica em Aveiro, na região central de Portugal, a Vista Alegre é um marco da cultura do país no mundo. Suas louças são cultuadas por colecionadores e usadas por presidentes (inclusive no Brasil), embaixadores (em todos os continentes) e membros da realeza (no Palácio de Buckingham, em Londres, tem).
Segundo a empresa, as coleções de Beatriz Lamanna estão atualmente entre as mais vendidas da marca. Na Europa, as peças dessa linha costumam custar a partir de 20 euros. Por aqui, a primeira da série a chegar será a do Rio, prevista para desembarcar em maio.


Um comentário:

Anônimo disse...


Olá,
boa tarde!
Meu nome é Clayse Cunha,sou brasileira,ceramista há 18 anos e moro em São Pedro da Serra,Nona Friburgo,RJ.Conheci há poucos dias via tv e depois busquei mais informações na internet.Sou escultora
apaixonada por cerâmica e porcelana,gostaria de saber se a escola "Vista Alegre de porcelana" possui programa educacional em porcelana para pessoas interessadas em trabalhar com vocês.
Desde de já obrigada,
aguardo uma posição.
E-mail- clayse.cunha@gmai.com
tel.55(22)2542-3198