FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 11 de agosto de 2012

A Igreja de Santo Antônio dos Pobres


Piso original da Igreja de Santo Antônio dos Pobres é descoberto durante obra


Um dos 25 imóveis em restauração na área, construção é do século XIX

Publicado:

A Igreja de Santo Antônio dos Pobres Foto: Paula Giolito / O Globo
A Igreja de Santo Antônio dos Pobres Paula Giolito / O Globo
RIO - As obras do Centro Empresarial do Senado chegaram a provocar rachaduras em alguns imóveis. Mas, na Igreja de Santo Antônio dos Pobres, que está sendo restaurada pela incorporadora, as fissuras no piso permitiram uma descoberta arqueológica. Foram encontrados no chão da nave dois pisos. De acordo com a administração da igreja, no mais próximo ao altar ficavam membros da irmandade e da corte imperial, enquanto o mais perto da entrada era reservado às pessoas mais humildes.
Erguida no século XIX, a Igreja de Santo Antônio dos Pobres foi totalmente reformada na década de 1940 em estilo neorromânico.
As rachaduras durante a construção das torres causaram transtornos e preocupação ao comércio e aos vizinhos. A incorporadora diz que mitigou esses problemas com constante supervisão e intervenções pontuais.
Segundo Antonio Magalhães, diretor da WTorre Rio, após estudo viário, a empresa também decidiu fazer uma espécie de boulevard na Travessa Dídimo.
— Em São Paulo, uma lei recente estabelece que as contrapartidas podem chegar a até 5% do valor da obra, mas vincula os investimentos a melhorias viárias. No Rio, não há uma lei assim, discute-se caso a caso com prefeitura e estado. Isso abriu espaço para o investimento na recuperação do patrimônio histórico.

Nenhum comentário: