FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

sábado, 11 de agosto de 2012

POLÍCIA FEDERAL RECUPERA PATRIMÔNIO HISTÓRICO FURTADO !


PF recupera fotos históricas furtadas em 2005


Imagens do acervo da Biblioteca Nacional e do Arquivo da Cidade estavam sendo leiloadas em livraria

Publicado:


Uma foto de Stahl que estaria entre as furtadas da Biblioteca Nacional
Foto: Reprodução da internet
Uma foto de Stahl que estaria entre as furtadas da Biblioteca Nacional Reprodução da internet
RIO - Agentes da Polícia Federal apreenderam na sexta-feira fotos do século XIX que haviam sido furtadas do acervo da Biblioteca Nacional em 2005 e estavam sendo leiloadas numa livraria de São Cristóvão. Entre as imagens havia algumas de autoria de Augusto Stahl feitas em Recife e estavam com as identificações de origem raspadas.
Segundo o delegado Fábio Scliar, a Fundação Biblioteca Nacional acionou a Polícia Federal após receber denúncia de um colecionador. Os técnicos realizaram uma vistoria nos lotes que seriam vendidos na sexta-feira e neste sábado pela Babel Livros e encontraram, segundo Scliar, 19 imagens furtadas entre as 800 obras: 15 delas pertenciam à Biblioteca Nacional e outras quatro ao Arquivo Geral da Cidade antes do crime. Em 2005, foram levadas da biblioteca mais de 900 fotos.
— Instauramos um inquérito hoje (ontem) mesmo. Vamos ouvir representantes da livraria, porque esta não foi a primeira vez que flagramos itens furtados sendo leiloados lá. Já houve uma outra apreensão no local antes — disse Scliar.
A advogada Graziele Cardoso, que defende a Babel Livros, explicou que a empresa recebe as obras em consignação. Segundo ela, a livraria divulga os itens que leiloa num catálogo, que é encaminhado ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Biblioteca Nacional. Além disso, as peças ficam expostas ao público antes do leilão. No caso das 800 obras que estavam sendo leiloadas ontem e hoje, o material ficou à mostra dos interessados de 4 a 9 de agosto.
— É preciso esclarecer que a Babel Livros e o leiloeiro Raul Barbosa são meros organizadores. A Babel também faz a verificação de todas as obras que vão a leilão, mas essas quadrilhas se especializam. Nós somos vítimas também — disse a advogada.
Graziele Cardoso contou ainda que as imagens apreendidas pela PF foram deixadas em consignação na Babel por duas pessoas. Os nomes, segundo ela, ainda não foram revelados à polícia.
Scliar disse que as imagens já foram reconhecidas e serão devolvidas aos acervos nos próximos dias. Ele acusa Laessio Rodrigues, preso no Complexo Penitenciário de Bangu, de estar por trás do furto:
— Esse grupo criminoso atua em todo o território nacional. Integrantes se infiltram em bibliotecas e museus, seduzem funcionários e, aos poucos, furtam itens de valor histórico. As instituições só notam a falta de parte do acervo algum tempo depois. Ficou evidente que Laessio Rodrigues continua comandando a quadrilha mesmo preso, ligando ou enviando cartas aos comparsas.
Por pouco os itens recuperados não foram vendidos. Segundo Scliar, parte do acervo seria leiloada às 18h de ontem. As fotos apreendidas estão na sede da PF.


Nenhum comentário: