FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FLOR DOS ABOLICIONISTAS NO RIO . . .


Enviado por Jorge Antonio Barros -
12.8.2012
|
12h00m
gente do rio

Estrada da Paz, o endereço das camélias de Álvaro

 Álvaro das Camélias e Alvinho, seu sucessor, na chácara onde produz a flor dos abolicionistas, no Rio

A 17 quilômetros do Mercado das Flores, no Centro do Rio de Janeiro, fica o coração da loja de flores mais antiga da cidade. É a Chácara das Camélias, no Alto da Boa vista, onde num clima de montanha, a família de Álvaro Barros Moreira, o famoso Álvaro das Camélias, cultiva, de maio a julho, uma produção de mil dúzias da flor que foi símbolo dos abolicionistas. Eles a levavam na lapela e tinham um pé plantado no quintal de casa, no Rio do século XIX.
-- No dia em que assinou a Lei áurea, que libertou os escravos, a princesa Isabel recebeu em seu palácio um buquê de camélias -- conta, orgulhoso, Álvaro Henrique Pires Moreira, o Alvinho, de 30 anos, um dos quatro filhos de seu Álvaro, que, aos 71 anos, aposentado, começa a fazer a sucessão familiar na direção da loja de flores mais conhecida da cidade, que nasceu em 1959.
Alvinho cuida do marketing e de relações públicas, enquanto que o irmão Eduardo fica na administração e toca a internet. Com 40 funcionários e 15 dos 42 boxes do Mercado das Flores -- tombado pelo patrimônio na Rua do Rosário -- a loja foi adquirida pelo pai de Álvaro de uma família portuguesa, que a havia fundado em 1912, portanto, há cem anos. O mercado de flores do Rio surgiu por volta de 1908. Entre os funcionários mais antigos da Camélia está Roberto Pereira Lima, o Robertinho, que há mais de 40 anos trabalha no Mercado das Flores de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Deve ser o maior "floweralcoholic" do mundo.
Álvaro das Camélias começou a trabalhar adolescente vendendo frutas, legumes e camélias que eram produzidos na chácara do Alto da Boa Vista. O sítio fica na Estrada da Paz. Tem piscina e quadra de futebol soçaite, onde as emissoras de TV fizeram um campeonato para comemorar os 50 anos de seu Álvaro. O local parece que parou no tempo e a avó de Alvinho, dona Margarida Andrade Pires, de 69 anos, não deixa o visitante sair sem deliciosas compotas de doces em calda e uma dúzia de legítimos ovos de galinha caipira.
Ao longo de mais de 53 anos de trabalho na Camélia, seu Álvaro percorreu uma trajetória impecável na arte de fazer amigos -- principalmente entre artistas, jogadores de futebol e radialistas. Tudo começou com a promoção de um almoço que fazia na Majórica, reunindo toda segunda-feira craques do futebol.

Foi ele quem conseguiu o primeiro emprego de Xuxa, como garota-propaganda da Francisco Xavier Imóveis, a pedido de Pelé, de quem é amigo desde que o jogador tinha 18 anos. (veja o vídeo com Pelé e Xuxa)

-- Conheci a Xuxa numa comemoração no Canecão. Ela estava com Pelé e pensei que fosse sueca porque ela não abria a boca. Aí depois o Pelé me disse que era brasileira.

Seu Álvaro se aproximou dos jogadores a partir de seus contatos com os programas de rádio, para os quais mandava diariamente flores para decorar o auditório. Até hoje faz questão de agradecer, por exemplo, à radio Tupi na pessoa do seu diretor, Alfredo Raimundo Dinepi.
-- Tudo que tenho devo ao meu trabalho e aos amigos do rádio e da TV. A propaganda é realmente a alma do negócio  -- lembra Álvaro, que foi jurado da Discoteca do Chacrinha, onde viu surgir artistas como Fábio Júnior e era sócio de carteirinha do "Almoço com as estrelas", programa de Aerton Perlingeiro na extinta TV Tupi. Ali as flores da Camélia ganharam visibilidade.
Apesar de guardar na memória e em fotografias os melhores momentos vividos como administrador da Camélia, o negócio se moderniza e ganha força na internet. Alvinho observa que a venda cresce de 7% a 10% ao ano, enquanto que na internet já chega a crescer 15% no mesmo período. A centenária Camélia está em mídias sociais como o Twitter e só no Facebook já tem mais de seis mil amigos.
Feliz Dia dos Pais a todos!

Álvaro entrega flores no programa Almoço com as estrelas
O Mercado das Flores na década de 60

Nenhum comentário: