FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

PEDRAS PORTUGUESAS . . . SERÁ QUE AGORA VAI ? ! . . .


07/03/2012 08h38 - Atualizado em 07/03/2012 08h41

Calçadas de pedras portuguesas do Rio ganham reforço na manutenção

Calceteiros vão circular em triciclos pela orla para fazer reparos.

Secretaria pretende agilizar manutenção e verificar irregularidades.

Do Bom Dia Rio





As calçadas de pedras portuguesas do Rio de Janeiro receberam, nesta quarta-feira (7), um reforço na manutenção e fiscalização. Os calceteiros, como são chamados os profissionais que cuidam das calçadas, vão circular em triciclos com equipamentos necessários para verificar e corrigir irregularidades.
A ideia da Secretaria municipal de Conservação Pública é agilizar a conservação com três triciclos circulando pela orla da Zona Sul. Os triciclos transportam material para fazer o reparo das calçadas: pedras e areia.
As pedras, como já dizem o nome, vieram de Portugal. No país existe uma escola especializada para calceieiros que ensina a colocação exata das pedras sem frestas. Em Lisboa, entre os elogios, há também as controvérsias sobre as calçadas. Mulheres dizem que as pedras já quebraram muitos saltos de sapato e homens falam que o chão é escorregadio.
“Já estive aqui muitas vezes com saltos altos e finos e não tive nenhum problema. É uma questão de ter cuidado”, defendeu uma portuguesa.
“Os portugueses reclamam por tudo e por nada, mas não deveriam reclamar da calçadas portuguesas”, afirmou um português.
No Rio, os calceiteiros também foram treinados pelos profissionais de Lisboa. O secretário municipal de Conservação Pública, Carlos Roberto Osório, falou a respeito dos ganhos dos triciclos para a cidade.

“O que nós ganhamos é simplicidade e praticidade. O prefeito Eduardo Paes determinou que todas as secretarias buscassem soluções simples e inovadoras, buscando sustentabilidade e praticidade. No passado, para fazer um reparo, ia um caminhão e fechava uma pista para atender a uma reclamação. Com esse novo veículo, o calceteiro passa a ser móvel e o objetivo é que ele descubra já um pequeno buraquinho para que possa atuar antes que ele se torne um problema. Então, são os pequenos cuidados de todos os dias que vão fazer a diferença”, afirmou o secretario.
 

Nenhum comentário: