FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

terça-feira, 13 de março de 2012

SANTA TERESA LUTA PELO SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO !




Prezado Prefeito Eduardo Paes,
Prezado secretario Carlos Alberto Muniz,
Prezado subsecretario Washington Fajardo,
Prezado vereador Brizola Neto,
Prezado assessor especial Sérgio Bessermann
Prezado presidente Rioluz Henrique Pinto
Prezado diretor Rioluz Heitor Doyle,
Prezado administrador regional da 23 a RA Washington Jr

Ref: RELUZ - retirada de luminárias históricas (tombadas pela lei mun. 495/84) de Santa Teresa pela Rioluz


URGENTE


Alertados por moradores de que estão sendo efetuadas trocas de todas as luminárias históricas de Santa Teresa por modelos novos, de alumínio.

Solicitamos – em nome do principio de cautela e da preservação da memória e da paisagem carioca - a suspensão deste procedimento e que seja dada ordem de recolocação das mesmas às equipe(s) da Rioluz que se encontram trabalhando em nossas ruas. Caso não seja possível a imediata recolocação, sugerimos que as luminárias em posse da Rioluz sejam acauteladas, sob inventario, na sede da 23ª. RA.

Informados pela 23ª.  RA, há algum tempo, de que o bairro havia sido beneficiado com sua inclusão no programa Reluz, apoiamos a inciativa. Contudo, nem o administrador regional, muito menos nós, imaginávamos que isso implicaria no empobrecimento do patrimônio histórico e paisagístico de Santa Teresa. A propósito, lembramos a reunião que tivemos com a RIOLUZ no dia 03/10/2011, na sede da empresa, e cujo objetivo era o da racionalização do numero de postes, bem como e principalmente a elaboração de um projeto de restauro do mobiliário urbano do bairro (o que, aliás, seria muito conveniente em face da oportunidade aberta com a próxima substituição dos trilhos dos bondes e sobretudo face ao fato de que 2012 ficará marcado pelo “Rio Mais Vinte” e como sabemos, o meio ambiente inclui tanto o patrimônio natural, quanto a preservação do patrimônio cultural ...). 

Pouco tempo depois da reunião na Rioluz, tivemos a oportunidade de reiterar nosso pleito ao próprio prefeito quando da audiência que nos foi concedida em seu gabinete.

Informamos ainda que, pelo menos, as seguintes ruas foram prejudicadas:

Hermenegildo de Barros, Ladeira dos Meireles (calçamento em pé-de- moleque !), Tenente Maurício Medeiros. O alvo da tarde de hoje seria e Travessa Cassiano.

Os moradores e os cariocas amantes do que ainda resta do património histórico da nossa cidade, ficam no aguardo de suas considerações e imediata providencias , rogando mais uma vez à vossas senhorias que impeçam mais essa descaracterização.

Att

Álvaro Braga diretor comunitário da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa

Nenhum comentário: