FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

BIBLIOTECA NACIONAL . . . INÉPCIA, DESÍDIA E FALTA DE RESPEITO A MEMÓRIA DO POVO BRASILEIRO !


Após vazamentos, laudo recomenda reformas no sistema de refrigeração da Biblioteca Nacional


Acervo foi danificado em três ocasiões por problemas no ar condicionado

Publicado:


Técnicos da Biblioteca Nacional durante o trabalho de recuperação do acervo após vazamento ocorrido no início de maio
Foto: Pablo Jacob (arquivo) / O Globo
Técnicos da Biblioteca Nacional durante o trabalho de recuperação do acervo após vazamento ocorrido no início de maioPablo Jacob (arquivo) / O Globo

RIO A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) informou ter recebido na última sexta-feira o laudo técnico do sistema de ar condicionado do prédio sede da Biblioteca Nacional, na Avenida Rio Branco, atingido recentemente por três vazamentos que danificaram o acervo. A partir desta segunda-feira, o laudo será analisado por técnicos da FBN e do Ministério da Cultura, que ainda esta semana se reunirão para decidir as providências e os prazos em que serão tomadas.
O laudo, segundo a FNB, fez uma análise detalhada do sistema de refrigeração, do estado das torres de resfriamento, da tubulação hidráulica, dos aparelhos de ar condicionado e das instalações elétricas e indica a necessidade de serviços de manutenção, reparos e possíveis trocas no sistema de refrigeração, contratação de serviço de engenharia mecânica, modernização das torres de resfriamento, das instalações elétricas e a substituição da tubulação hidráulica do mais antigo dos três sistemas de ar condicionado.
A FBN informou ainda que todos os periódicos molhados no vazamento do último dia 2 de maio já estão secos, e que 1.489 fascículos ainda estão em processo de recuperação. Eles devem retornar ao acervo à medida que forem liberados pela Divisão de Preservação.
Os constantes vazamentos preocupam funcionários e usuários quanto à conservação do acervo, o maior da América Latina e um dos dez maiores do mundo. O último vazamento, no início do mês, provocou um vazamento no setor de manuscritos. Como ocorreu no horário de expediente, o problema foi rapidamente contornado e as obras não foram atingidas, mas o incidente fez com que a direção desligasse o sistema para a realização do laudo técnico.
Na semana anterior, uma falha no ar condicionado já havia provocado inundação em quatro andares do setor de periódicos da sede da biblioteca. Num primeiro momento, o caso foi minimizado, com os responsáveis afirmando que se tratava apenas de “jornais entre 2010 e 2012”. Não era verdade. A água atingiu coleções da primeira metade do século XX, como um exemplar da “Revista Infantil”, publicada em 1939, e volumes encadernados do antigo “Jornal de Notícias”, que circulou no Rio há cerca de cem anos.
No início de abril, também por defeito do sistema de refrigeração, a hemeroteca (setor onde ficam coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série) do prédio anexo da Biblioteca Nacional, na Praça Mauá, ficou alagada, atingindo mais de 40 coleções, como exemplares do antigo “Deutsche Volksblatt”, periódico editado no Rio Grande do Sul entre 1871 e 1960.


Nenhum comentário: