FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Real Gabinete Português de Leitura em debate na Biblioteca Nacional




Enviado por Bairros.com -
20.5.2012
12h01m

Real Gabinete Português de Leitura em debate na Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) convida a todos para a mesa-redonda “O Real Gabinete Português de Leitura e a circulação de ideias no século XIX”. 

A importância do espaço criado em 1837 será debatida por especialistas nesse encontro que será realizado nesta segunda-feira, dia 21, às 16h, no Auditório Machado de Assis. 

O evento faz parte da série “Memória da vida literária do Rio de Janeiro”, dedicada ao registro de instituições e personagens do mundo do livro na capital fluminense. 

A entrada é franca.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues e Madalena Vaz Pinto são os debatedores convidados para discutir o papel do Real Gabinete na vida cultural carioca. 

O historiador é professor assistente da PUC-Rio e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Sua pesquisa foca nas transformações do Rio de Janeiro do fim do século XIX. Doutora em Literatura Portuguesa pela PUC-Rio e professora adjunta da Uerj, Madalena é crítica literária e diretora do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura. O bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo é o expositor do encontro.


Criado por um grupo de 43 imigrantes portugueses, o Real Gabinete completou 175 anos no último dia 14. No século XIX, a casa era frequentada por importantes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis. O reconhecimento pelas rodas intelectuais, a arquitetura rebuscada do prédio que abriga a sede e a relevância do patrimônio bibliográfico são razões do prestígio da notável instituição. 

A Biblioteca Nacional fica na Rua México s/nº (acesso pelo jardim), no Centro.

Nenhum comentário: