FALE COM OS MONARQUISTAS !

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO YAHOO

Inscreva-se em DMB1890
Powered by br.groups.yahoo.com

domingo, 10 de março de 2013

Do Desterro ao Convento


Quarta, 16 Janeiro 2013 07:59

Do Desterro ao Convento

Escrito por

O Convento de Santa Teresa é sem dúvida um dos pontos altos do patrimônio histórico carioca, dominando a paisagem sobre a Lapa e a região do Passeio há mais de 250 anos. A bela construção, à qual se tem acesso por uma ladeira bastante íngreme, chamada de Santa Teresa, tem uma história que iniciou mais de cem anos antes da instalação do convento.
santa_teresa_001

Igreja de N.Sª do Desterro no Convento de Santa Teresa, cuja
origem é uma ermida construída no século XVII
Tudo começou em torno de 1620, quando Antônio Gomes do Desterro, proprietário de terras e engenhos, construiu uma ermida dedicada a N.Sª do Desterro, santa de sua devoção. Os supostos favores obtidos por vários fiéis aumentaram a freqüência, e junto à ermida foram construídas casas para os romeiros que ali iam buscar auxílio. A fama da Senhora do Desterro cresceu ainda mais a partir de um episódio ocorrido em 1650. Um jesuíta e historiador residente no Colégio do Morro do Castelo, chamado Simão de Vasconcellos, caiu gravemente enfermo, e, segundo a história, começou a melhorar exatamente no instante em que foi celebrada uma missa em sua intenção pelo padre João de Almeida, na Ermida do Desterro.
Antônio Gomes legou várias propriedades à Ermida, o que, junto com as contribuições dos fiéis, garantiu a existência do pequeno templo, que estava sob os cuidados de um ermitão. Em 1714, a ermida abrigou três frades marianos, que vieram ao Rio com o intuito de fundar um convento, mas acabaram desistindo e partiram dois anos depois. A seguir, em torno de 1720, foi a vez dos capuchinhos italianos ocuparem a ermida. Ficaram na hospedagem dos romeiros, a qual não estava em boas condições, enquanto aguardavam a construção de casa própria. Em 1742 mudaram-se para seu convento, na rua que passou a ser chamada, pela sua presença, de Rua dos Brabonos, a atual Evaristo da Veiga.
santa_teresa_003

Estátua de S. João da Cruz, no Convento de Santa Teresa, com
os prédios do centro do Rio ao fundo
Foi exatamente durante o período em que os capuchinhos estavam na Ermida que Jacinta Aires, junto com sua irmã Francisca, passaram a frequentar suas missas. Sua devoção religiosa levou à criação da Ermida do Menino-Deus, na rua de Matacavalos (Riachuelo). A visita do governador Gomes Freire às religiosas em 1748 levaria à construção de um convento na Ermida do Desterro. Sua pedra fundamental foi lançada em 1750, e tempos depois as religiosas carmelitas para lá se mudaram. Como seguiam a regra de Santa Teresa, foi assim que o convento passou a ser conhecido, nome que substituiu Desterro tanto para a construção quanto para o próprio morro, origem do bairro atual.
A igreja, contudo, continua dedicada a N.Sª do Desterro, lembrança da pequena ermida construída por Antônio Gomes há quase quatrocentos anos, época em que a cidade não era mais que uma pequena aldeia perdida em um continente remoto e desconhecido.

Nenhum comentário: